As atividades curriculares e de estágio são desenvolvidas em locais conveniados para a atuação específica de cada curso de graduação.

Hospital de Ensino

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Em funcionamento desde 1826, a Santa Casa de Misericórdia é um dos mais tradicionais hospitais do sul do País. Possui estrita relação com a UFCSPA, dado que a Faculdade Católica de Medicina foi criada para formar os médicos que iriam atuar em suas dependências. A parceria com o hospital foi mantida mesmo após a federalização da faculdade, o que proporciona benefícios para as duas instituições, dado que a UFCSPA ganha em aprendizado e a Santa Casa em pesquisa e capacitação profissional.

Convênios

Grupo Hospitalar Conceição

Recebe alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Medicina para atividades práticas de disciplinas e estágios, não apenas nos Hospitais (Conceição e Cristo Redentor), mas também em Unidades Básicas de Saúde. Este convênio oportuniza aos alunos campo de estágio em nível primário e secundário de saúde.

Instituto de Cardiologia

Atualmente recebe alunos da Medicina, na área de Cardiologia. Lá são ministrados a discilipna de Cardiologia do curso de Medicina e o internato em Cardiologia . Oportuniza um campo de estágio de nível terciário de saúde.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Recebe alunos da Psicologia, Fonoaudiologia e Medicina. A disciplina de Psiquiatria do curso de Medicina e o internato em Psiquiatria são realizado no HMIPV. O convênio oportuniza um campo de estágio de nível secundário e terciário de saúde.

Distrito Docente Assistencial (DDA)

Em novembro de 2011, a UFCSPA firmou convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, que celebra a criação do Distrito Docente Assistencial (DDA) destinado à universidade, junto à Gerência Distrital Norte/Eixo Baltazar.

O DDA é um território dentro da cidade integrado à estrutura dos serviços de saúde de Porto alegre, onde ocorre a integração docente assistencial (IDA). Esta integração possibilita que a realidade das atividades dos acadêmicos esteja conectada às demandas individuais e coletivas da comunidade.

A finalidade do DDA é qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da universidade. Assim, beneficia tanto a população quanto os profissionais e os acadêmicos, uma vez que promove a qualificação da formação profissional e o aperfeiçoamento das práticas assistenciais seguindo a lógica do Sistema Único de Saúde.

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.