Vídeo de Homenagem aos Doadores de Corpos da UFCSPA

Todos os anos a equipe do Programa de Doação de Corpos da UFCSPA organiza, juntamente com os alunos, uma cerimônia para homenagear os doadores de corpos que tanto contribuem para o ensino da anatomia humana em nossa universidade. Contudo, devido à pandemia da Covid-19, no ano de 2021 novamente não foi possível realizar presencialmente essa homenagem.

No entanto, não poderíamos deixar passar em branco esse momento tão especial. Por isso, organizamos um vídeo com uma singela homenagem a todos os doadores, com a participação de alunos de diversos cursos da UFCSPA que tiveram a contribuição dos doadores para a sua formação profissional.

Essa homenagem tem como objetivo mostrar para todos os familiares dos doadores o quanto nós, alunos, professores e funcionários da UFCSPA, somos gratos por esse gesto tão altruísta de contribuir para a ciência e o ensino.

Com certeza todos os doadores estão colaborando para a formação de profissionais da saúde mais capacitados e mais humanos, que poderão contribuir com a sociedade por meio do exercício da sua profissão. 

Para ver a homenagem, clique neste link:

Aos doadores e seus familiares, fica aqui a nossa imensa gratidão!

Muito obrigado!

Atenciosamente,

Equipe de Organização do Programa de Doação de Corpos da UFCSPA

Estamos disponíveis para quaisquer questionamentos.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (51) 3303-9000 ramal 8727

 

O uso de corpos reais no estudo da Anatomia Humana é imprescindível para o ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação dos profissionais de saúde. A proximidade do estudante com o cadáver permite o aperfeiçoamento da formação humanística destes futuros profissionais, além de aprenderem a lidar com a morte e sua significação, questões que se repetirão ao longo de suas vidas profissionais. Entretanto, a carência de corpos para o ensino e a dificuldade de obtê-los, desencadeou, a nível mundial, o estabelecimento de legislações que regulamentem a doação de corpos para o ensino.

Em decorrência deste cenário, desenvolveu-se o Programa de Doação de Corpos para o Ensino e Pesquisa em Anatomia Humana na UFCSPA, implementado em 2008. Tal programa, desenvolvido pela disciplina de Anatomia, visa organizar e aperfeiçoar o processo de doação voluntária de corpos, em vida, para a universidade.

O programa não apenas disponibiliza maior quantidade de material (peças anatômicas) para o ensino, como também proporciona o desenvolvimento de outras atividades importantes para a formação acadêmica. Com o Programa de Doação de Corpos, tornou-se possível desenvolver atividades de extensão, como o curso “Oficina de Dissecação”, o qual gera a produção de materiais de qualidade para as aulas práticas de anatomia, auxilia no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas e, a partir do que é produzido, viabiliza a realização do “Museu de Anatomia”. Essa exposição é aberta para a comunidade interna e externa à universidade, permitindo, assim, que o conhecimento seja compartilhado.

Assim, o gesto altruísta do doador qualifica o aprendizado, pois colabora com a ciência, auxilia na formação dos estudantes e promove benefícios para as gerações futuras que irão dispor de profissionais melhores qualificados para atendimento dos pacientes.

”Já dizia Hipócrates, o pai da medicina
“cure algumas vezes, alivie quando possível, console sempre”
para que dentro de nossas mentes
aceitemos a nossa sina
ao fazermos nossa parte
aperfeiçoando essa bela arte
como artesãos guiados pela mão divina.

Certa vez li em algum lugar
que pensar, é uma capacidade tão humana
se formos parar pra entender
o que poderia ser mais bacana
que estudar esse nobre ser?”

 

Álvaro de Andrade