O Museu de Anatomia da UFCSPA é um projeto que realiza uma exposição, sem fins lucrativos, em uma área de aproximadamente 250 m² do prédio 2 da universidade. É aberta a população geral e tem como público-alvo os ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE. Além disso, desde 2023, após 15 anos de existência, o museu tornou-se permanente, onde visitas podem ser agendadas pelo link abaixo. É importante destacar que o Museu tem alcançado grande êxito em estreitar os laços entre a comunidade e a Universidade, mostrando a todos que o acesso ao ensino superior pode ser gratuito, de qualidade e acessível a qualquer pessoa que deseje fazer parte.
O Museu faz parte de um projeto maior denominado Programa de Extensão em Anatomia, no qual o Programa de Doação de Corpos (PDC) é a estrela. A partir deste programa, é possível obter corpos para o ensino de anatomia de todos os cursos de graduação da UFCSPA, além da realização do curso "Oficina de Dissecação" , que produz as peças expostas no 'Museu de Anatomia" e a realização da Cerimônia em Homenagem aos Doadores de Corpos, realizada todo ano para homenagear aqueles que doaram, voluntariamente, seus corpos em vida. Com estas ações promove-se o compartilhamento do conhecimento com a comunidade e a desmistificação do uso de corpos humanos para o ensino.
Missão
- Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico do país, por meio de ações de preservação, pesquisa e difusão do acervo de Anatomia Humana para a população geral, além de conscientizar a sociedade brasileira sobre a doação voluntária do próprio corpo em vida para o ensino, extensão e pesquisa em Anatomia.
Visão
- Tornar-se uma instituição de referência nacional sobre o estudo da Anatomia Humana no que se refere à difusão da ciência, no compartilhamento do conhecimento científico e na desmistificação da utilização do corpo humano para o ensino, pesquisa e extensão. E, assim, retribuir à sociedade brasileira na forma de educação e arte.
Valores
- Motivar os alunos das escolas da rede pública a ingressarem no ensino superior.
- Compartilhar o conhecimento produzido dentro da universidade com a população geral.
- Promover a Inclusão, o respeito às diferenças e a acessibilidade.
- Fomentar a democratização da ciência, das artes, da inovação, da tecnologia e da informação.
- Valorizar a educação de qualidade, a filosofia humanista, a responsabilidade social e a sensibilidade cultural.