O Museu de Anatomia da UFCSPA atrai anualmente milhares de pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre as belezas do corpo humano. Ao longo dos anos de exposições do Museu de Anatomia, pode-se observar um significativo crescimento no que diz respeito ao número de visitantes, alcançando um impacto cada vez maior na comunidade externa à Universidade. A linha do tempo abaixo apresenta o crescimento de visitantes ao Museu de Anatomia ao longo dos anos. Apesar de evidente o constante crescimento de visitas e também da qualidade da exposição, é necessário levar em consideração as mudanças de local e duração do evento que possibilitaram essa evolução.

 

 

Outro componente quantitativo analisado nas pesquisas elaboradas durante o Museu se tratou da abrangência que o evento alcançou para além das portas da Universidade, com o recebimento de excursões escolares ao Museu, sendo a maioria de instituições públicas.

Público visitante

 

Ao longo dos anos de exposição, vem sendo elaborado um banco de dados com a impressão dos visitantes em relação ao Museu de Anatomia. Para isso, realizamos um formulário de satisfação para ser preenchido por aqueles que tivessem interesse ao final da visita. As respostas são satisfatórias, demonstrando que o Museu tem cumprido com excelência seu papel social.

Pesquisa de satisfação dos visitantes

 

Em relação aos visitantes das últimas edições, percebeu-se uma grande adesão de escolas e instituições pelo acervo exposto, além da grande quantidade de visitantes externos que se mostram cada vez mais interessados pelo museu.

A edição de 2020 foi a primeira versão virtual do Museu de Anatomia UFCSPA, devido à pandemia da COVID-19. A exposição aconteceu dos dias 13 a 23 de novembro de 2020, nas plataformas do Youtube, Facebook e Instagram e recebeu mais de 8 mil visualizações. Além disso, o evento contou com janela em LIBRAS ao longo de todo o vídeo, permitindo o acesso a todos os públicos.

 

Produção científica

Além de toda a atividade de extensão relacionada ao Museu, o programa também oferece aos estudantes a oportunidade de publicar trabalhos científicos.