O Museu de Anatomia da UFCSPA é um projeto de extensão que realiza anualmente uma exposição temporária, sem fins lucrativos, que acontece em 10 dias em uma área de aproximadamente 600 m² do prédio 2 da universidade. É aberta a população geral e tem como público-alvo os ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE. O Museu tem tido bastante sucesso em aproximar a comunidade da Universidade, lembrando a todos que o acesso ao ensino superior também pode ser gratuito, de qualidade, e aberto a todos que tenham interesse em fazer parte.

O Museu faz parte de um projeto maior denominado Programa de Extensão em Anatomia, no qual o Programa de Doação de Corpos (PDC) é a estrela. A partir deste programa, é possível obter corpos para o ensino de anatomia de todos os cursos de graduação da UFCSPA, além da realização do curso "Oficina de Dissecação" , que produz as peças expostas no 'Museu de Anatomia" e a realização da Cerimônia em Homenagem aos Doadores de Corpos, realizada todo ano para homenagear aqueles que doaram, voluntariamente, seus corpos em vida. Com estas ações promove-se o compartilhamento do conhecimento com a comunidade e a desmistificação do uso de corpos humanos para o ensino.

Missão

Promover a difusão da ciência, das artes e do conhecimento científico por meio de novas vivências de aprendizado;
Conscientizar a população sobre a doação voluntária do próprio corpo em vida para o ensino e pesquisa em Anatomia, além de alimentar banco de dados para elaboração de trabalhos científicos.

Visão

Contribuir para o aumento do ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas na universidade, atingindo públicos cada vez maiores e mais diversificados;
Aumentar o conhecimento da população sobre Anatomia Humana e desmistificar as questões envolvendo a doação de corpos, retribuindo, dessa forma, à sociedade.

Valores

Democratização do acesso ao ensino superior na rede pública de ensino, inclusão e respeito às diferenças, valorização da ciência, das artes, da inovação, da tecnologia, da educação de qualidade e da filosofia humanista