Quem somos

Somos uma equipe multidisciplinar que tem por objetivo acolher demandas estudantis, realizar o acompanhamento psicossocial e executar o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, que na UFCSPA é conhecido como Programa de Auxílios Estudantis - PAE.

O PNAES visa apoiar a permanência de estudantes de baixa renda matriculados e matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Tem como objetivos viabilizar a igualdade de oportunidades entre todas as estudantes e todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, visando diplomação em período de tempo mais próximo possível do recomendado pela Universidade para conclusão do curso de graduação.

Como ocorre nosso acolhimento

Os estudantes podem acessar a equipe através de busca espontânea, presencial ou via email. A equipe recebe também demandas de toda a comunidade acadêmica através de coordenações de curso, tutorias, ouvidorias, dentre outros.

De que formas podemos ajudar

Ao receber as demandas, definimos o tipo e necessidade de intervenção e acompanhamento. Podem ser realizados articulações e ações internas e externas:

  • Núcleos internos (NSAE, NID, NAP, DERCA, DCE, etc)
  • Instituições e serviços externos (serviços de saúde, assistência social, justiça, dentre outros)

Acompanhamento psicossocial

Realizado de forma contínua pelos Assistentes Sociais e Psicólogas da CAE e envolve:

  • Apoio à saúde mental estudantil;
  • Acompanhamento social individual, familiar e/ou coletivo.

Programa de Auxílios Estudantis - PAE

O Programa de Auxílio Estudantil (PAE) faz parte de um conjunto de iniciativas que dizem respeito à permanência da estudante e do estudante em curso de graduação na UFCSPA.
É destinado a estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir de processo de análise realizado pela equipe do NSAE.
As estudantes e os estudantes poderão ter acesso desde que preenchidos os requisitos/critérios estabelecidos em Edital e respeitada as especificidades e/ou disponibilidades do PAE/UFCSPA.

 

Relatório de Avaliação do Programa de Assistência Estudantil 

PAE/UFCSPA - Exercício 2022

Decreto nº 7.234/2010

Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES

Resolução CONSUN nº 25/2019

Aprova a revisão da normatização do Programa de Auxílios Estudantis da UFCSPA

Resolução CONSUN nº 16/2020

Altera o art. 12 da Resolução nº 25/2019/ CONSUN

Portaria PROEXT REITORIA UFCSPA nº 202/2023

Nomeia os integrantes da Comissão Permanente de Avaliação de Auxílio Estudantil

 Quem pode acessar o PAE

  • Estudantes que estejam matriculadas e matriculados em cursos de graduação presencial da UFCSPA;
  • Estudantes que comprovem renda per capita de até um salário-mínimo e meio;
  • Estudantes prioritariamente oriundas e oriundos da rede pública de educação básica e preferencialmente em sua primeira graduação;

Divulgação e inscrição no PAE/UFCSPA

Modalidades de auxílios estudantis

O PAE/UFCSPA tem as seguintes modalidades básicas:

  • Auxílio-alimentação (AA): acesso ao uso gratuito do RU e apoio financeiro para auxiliar nas despesas com alimentação, conforme definido em Edital;
  • Auxílio-moradia (AM): apoio financeiro para atender estudantes que residem em Porto Alegre e Região Metropolitana, cujas famílias residam fora de Porto Alegre/Região Metropolitana;
  • Auxílio-permanência (AP): apoio financeiro para estudantes em elevada vulnerabilidade socioeconômica, entendida como estudantes com renda familiar per capita de até 1 (um) salário mínimo nacional;
  • Auxílio-transporte (AT): apoio financeiro para despesas diárias com deslocamento em transporte coletivo para atividades acadêmicas obrigatórias, para estudantes residentes em Porto Alegre.

Estudantes residentes na Região Metropolitana podem solicitar junto à METROPLAN o passe gratuito.

Obs: Outras modalidades de auxílios podem ser implementadas conforme necessidade e demanda.

Avaliação documental e análise socioeconômica do PAE

A avaliação documental e a análise socioeconômica dos processos de inscrição e avaliação do PAE são realizadas pela equipe de Assistentes Sociais do Núcleo de Seleção, Avaliação e Acompanhamento da Assistência Estudantil - NSAE.

Contatos e informações

  • Presencialmente na CAE - sala 600A, Prédio 1
  • Através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone: (51) 3303-8915
  • Instagram: @assuntosestudantisufcspa