Por meio do Programa de Auxílios Estudantis (PAE), a UFCSPA reafirma sua responsabilidade com os processos de inclusão, envolvendo a alocação de recursos de modo a sustentar a permanência de seus estudantes. Bolsas de estudo, auxílio moradia, alimentação e transporte são alguns dos subsídios promovidos e implementados na UFCSPA. Esses subsídios são destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em que a renda per capita de suas famílias não ultrapassa 1,5 salário mínimo, a fim de que concluam seu curso de graduação no período de tempo mais próximo possível do recomendado pela Universidade.

Os recursos que financiam o Programa de Auxílios Estudantis na UFCSPA são oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil e do Programa de Bolsa Permanência do Governo Federal. O processo de seleção para concessão dos auxílios estudantis na UFCSPA é anual, sendo priorizados estudantes em primeira graduação de nível superior, preferencialmente oriundos da rede pública de educação (ensino médio). A UFCSPA oferece anualmente, através de edital, as seguintes modalidades de auxílio:

 

  • Auxílio-permanência: subsídio de auxílio estudantil para estudantis em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
  • Auxílio-transporte: subsídio para necessidade de deslocamento em transporte coletivo da residência à universidade pela ou pelo estudante.
  • Auxílio-alimentação: subsídio para necessidade de alimentação da ou do estudante.
  • Auxílio-moradia: subsídio concedido para custeio de despesas com moradia.