MOBILIDADE ACADÊMICA PARA ALUNOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS 

Alunos de outras instituições federais podem realizar mobilidade acadêmica na UFCSPA através do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica.

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica permite a participação de alunos que:

- estejam regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras (IFES),

- tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, na IFES de origem, e possuam, no máximo, uma reprovação por período letivo (ano ou semestre).

Este Convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES, que serão enquadrados em normas específicas. O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

Prazos de submissão de candidaturas

- 31 de maio (2o semestre letivo)

- 31 de outubro (1o semestre letivo do ano seguinte)

Processo de candidatura

A candidatura para mobilidade acadêmica deverá ser encaminhada pela universidade de origem para o Escritório de Internacionalização da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), incluindo os seguintes documentos:

  1. Carta de apresentação da universidade de origem;
  2. Formulário de candidatura;
  3. Termo de compromisso;
  4. Fotocópia do RG/CPF;
  5. Histórico escolar autenticado pela universidade;
  6. Carta de motivação do estudante.

 O processo de candidatura seguirá o seguinte fluxo: