Microbiologia e Imunologia

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), pós doutorado em Geriatria e Gerontologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora pesquisadora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Imunologia, cultivo celular e citometria de fluxo atuando principalmente nos seguintes projetos: Núcleo de estudos em obesidade e Núcleo de Estudos em Exercício Físico e Imunologia associados a suplementação.

Doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007)

Doutor (2007) em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Associado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, principalmente nos seguintes temas: Infecções pneumococicas, epidemiologia molecular, resistência bacteriana, Staphylococcus aureus, infecções hospitalares. Foi Coordenador de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UFCSPA (2019-2020).




Doutora em Genética e Imunologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Genética e Biologia Molecular -UFRGS (1991) e Doutorado em Imunologia - UFRGS e University of Colorado (1995). Realizou pós-doutorados no National Jewish Center for Immunology no Colorado, em autoimunidade, e nas Universidades de Minnesota, em memória T, e UCSD em San Diego, em memória anti-viral. Por 20 anos foi Professora da PUCRS em Imunologia, coordenando o laboratório de Imunologia do Estresse. Atualmente é Professor Titular da UFCSPA, onde coordena o Laboratório de Imunoterapia, e Pesquisadora Assistente no Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina da UCSD, EUA. Atua em desenvolvimento de vacinas, imunologia tumoral, imunologia viral, transplantes, e imunoterapia. Co- coordena o Centro 14 do Estudo Clinico Fase III da vacina atenuada para Dengue Virus. Desde 2011 pertence ao Conselho da Cell Stress Society International. Desde 2020 é membro dos comitês cientifico e clinico da Sociedade Brasileira de Imunologia. É membro do corpo editorial do Brazilian Jornal of Medical and Biological Research e da Cell Stress and Chaperones.




Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013)

Possui graduação em Farmácia (2007) com ênfase em Análises Clínicas (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Realizou Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Cîências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF - UFRGS). Possui Pós-Doutorado (PPGCF e PPGBCM - UFRGS) junto à Rede de Pesquisa e Formação em Biofuncionalização de Superfícies - Rede Nanobiotec-Brasil/CAPES (bolsista da Rede Nanobiotec de 2013 - 2014 e PNPD/CAPES de 2014 - 2016).
Atualmente é professora adjunta II na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no Departamento de Ciências Básicas da Saúde- área de Microbiologia, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBio), integrando a Comissão Coordenadora de 2019 - 2023. É membro da CIPIC e atua como representante do DCBS na ComGrad dos cursos de graduação em Química Medicinal e Farmácia.
Possui experiência na área de Microbiologia aplicada, especialmente no controle de biofilmes patogênicos com produtos naturais e sintéticos e através de modificações de superfícies e na área de biodegradação de plásticos. Atua como revisora Ad hoc de diversas revistas internacionais e é líder do Grupo de Pesquisa "Bacteriologia Modelos Experimentais Alternativos" (BACMEA - @bacmea) e do Laboratório de Biodegradação de Plásticos (Bioplast - @larvasquecomempastco). Coordena projetos envolvendo a criação e uso de larvas de Galleria mellonella como modelo experimental para avaliação in vivo da patogenicidade bacteriana e eficácia de compostos (edital Universal/CNPq) e para estudo de degradação de plástico sintético (edital Serrapilheira, PqG/FAPERGS e CNPq/MCTI-FNDCT CT-Petro N 43/2022 - @larvasquecomemplastico). Foi grantee do Edital Chamada 2/2018 do Instituto Serrapilheira e participa como colaboradora de projeto nos Editais RITES/FAPERGS, PRONEM/FAPERGS, PPSUS/FAPERGS e ADR/FAPERGS. É membro do INCT 3D-Saúde. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2014 (área: Farmácia).



Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011)

Biomédica, graduada pela Universidade Feevale (2003) com habilitação em Patologia Clínica. Mestre em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2006) e Doutora em Biologia Celular e Molecular pela PUCRS (2011). Especialista em Biomedicina Estética pela IESA (2014). Atualmente é docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) vinculada ao departamento de ciências básicas da saúde, ministrando disciplinas de parasitologia, micologia e estética. Atua principalmente na área de diagnóstico micológico e teste de sensibilidade.



Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)

Possui graduação em Farmácia com ênfase em Análises Clínicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2002), Especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Departamento de Análises - Faculdade de Farmácia) e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA (Serviço de Patologia Clínica) (2004), Mestrado em Ciências e Saúde, Interações moleculares e patologias humanas com foco em Microbiologia pela Université de Picardie Jules Verne - UPJV, Amiens, França (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) (PPGBCM - Centro de Biotecnologia - UFRGS). Foi aluna de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professor adjunto A na Universidade Federal do Rio Grande (Escola de Química e Alimentos) no período de 2013 à 2015. Atualmente é professor adjunto nível 2 na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Departamento de Ciências Básicas da Saúde) e membro do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBio) no qual participa da Comissão Coordenadora. Tem experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente na busca por moléculas capazes de inibir fatores de virulência bacterianos e avaliação no modelo invertebrado de Caenorhabditis elegans. É líder do Grupo de Pesquisa Biofilmes e Modelos Alternativos (BioModal), coordenando projetos envolvendo o invertebrado Caenorhabditis elegans como modelo experimental de estudo na avaliação da patogenicidade bacteriana e investigação do potencial de compostos naturais e sintéticos (editais Universal/Cnpq). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2013 (área Ciências Biológicas I).



Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008)

Luiz Rodrigues tem graduação em Farmácia e mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal do RS, e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Atua na área de Imunologia desde a Iniciação Científica. No mestrado desenvolveu dissertação no tema de produção de vacinas de DNA para Hepatite B. No doutorado especializou-se em Imunologia Viral, no qual desenvolveu tese em otimização da resposta de linfócitos de memória na de infecção por herpes vírus. O treinamento em Imunologia viral durante o doutorado foi realizado em um sanduíche estendido de três anos na The University of Tennessee em Knoxville, Estados Unidos.
Atualmente, atua como professor de Imunologia e pesquisador na área de Imunologia Viral na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Coordena o laboratório de Imunovirologia nesta universidade, no qual desenvolve pesquisas em Imunologia celular, Imunologia viral e testes antivirais de compostos. Os temas dos projetos são resposta imune de linfócitos T residentes (TRMs) em tecidos humanos e TRMs em modelo de infecção viral genital, e avaliação da atividade antiviral de derivados botânicos da Amazônia. É orientador no Programa de Pós-graduação em Biociências e no Programa de Pós-graduação em Patologia, ambos na UFCSPA. Coordena projetos e extensão na temática de vírus e vacinas. É integrante de projetos de pesquisa em redes: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Prospecção de biocompostos amazônicos com potencial ação contra agentes infecciosos emergentes e/ou resistentes para obtenção de produtos farmacêuticos”, o INCT PROBIAM e Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul – RITEs-RS, com o projeto “Implantação da estrutura para o desenvolvimento de Imunoterápicos para câncer e infecções virais. 



Doutor em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2001)

Possui graduação em Farmácia, Mestrado e Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente é Prof. Associado da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCSPA), onde coordena o Laboratório de Imunologia Celular e Molecular. Orientador Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Biociências e PPG Ciências da Saúde, ambos da UFCSPA. Tem experiência na área de Imunologia e imunofarmacologia, ênfase em imunologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: imunoregulação em doenças infecciosas e negligenciadas, inflamação, biomarcadores clínicos e prospecção de bioprodutos para doenças emergentes e reemergentes. Foi coordenador do PPG Ciências da Saúde da UFCSPA (Abril 2019-Maio 2023). Atualmente é membro da Comissão Coordenadora do PPGCS, do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA-UFCSPA), Coordenador da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Imunologia (2022- atual), vice coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) PROBIAM - Prospecção de biocompostos amazônicos com potencial ação contra agentes infecciosos emergentes e/ou resistentes para obtenção de produtos farmacêuticos e editor section (Imunologia) do Brazilian Journal Medical and Biological Research (2023-atual).



Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Osaka University (2000)

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Feevale (2011), graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em PhD Ciências Farmacêuticas - Osaka University (2000). Atualmente é consultor internacional - American Society For Microbiology (ASM) e Health Security Partners (HSP) - USA. Professor de microbiologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Universidade Feevale. Consultor Técnico em Biologia Molecular e Microbiologia no Grupo Exame, Novo Hamburgo, RS. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: PCR, microbiologia, biologia molecular, diagnóstico molecular do SARS-CoV-2.