Duas portarias, de 13 e 17 de maio de 2024, dispõem sobre as atividades administrativas e acadêmicas em contexto de calamidade pública

No cenário de restrições impostas pela emergência climática, a Reitoria e as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), Extensão, Cultura e Assintos Estudantis (Proext) e de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) publicam portarias que estabelecem as diretrizes sobre as atividades administrativas e acadêmicas.

Atividades Administrativas

No atual estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a Portaria 222/2024/Reitoria, de 13 de maio de 2024 mantém as atividades administrativas não essenciais na modalidade de teletrabalho até o dia 31 de maio de 2024, as quais serão executadas a depender das condições em que se encontram os servidores.

Os serviços essenciais da instituição, tais como segurança, limpeza e manutenção, ficam mantidos nas condições possíveis com o efetivo de pessoas disponível.

Enquanto isso, a UFCSPA permanece com equipes de servidores, estudantes e egressos voluntários com equipes de atendimento em saúde em diversos abrigos e a pessoas atingidas pelas enchentes, incluindo a comunidade interna da UFCSPA, que pode solicitar apoio por meio de formulários de levantamento de necessidades.

Na sala 210 do Prédio 1 do campus fica a Central do Voluntariado, com funcionamento das 9h às 17h. No local estão voluntários de prontidão para apoio, orientação, recebimento e destinação de doações e organização das ações de voluntários.

Atividades Acadêmicas de Graduação e Pós-Graduação

A Portaria 477/2024/Prograd/Reitoria, de 17 de maio de 2024 determina orientações relativas às atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de calamidade pública devido às chuvas intensas e enchentes históricas.

No âmbito da Graduação, as atividades de ensino ficam suspensas até o dia 2 e junho de 2024. O retorno às atividades presenciais será definida posteriormente, condicionada à normalização da situação emergencial.

Os estágios curriculares podem ocorrer, desde que o local de estágio não tenha suspendido as atividades, que os discentes matriculados estejam em condições de comparecer e os docentes supervisores estejam em condições de acompanhar.

Os discentes afetados pelas chuvas deverão comunicar sua situação à Coordenação de Curso através de processo específico e não poderão ser prejudicados por não comparecimento às atividades de ensino, incluindo os estágios, conforme normatização específica a ser publicada pela Prograd. Todos os eventos e o cronograma de entrega de processos relacionados à vida acadêmica dos discentes terão datas redefinidas e comunicadas.

A realização e entrega de atividades avaliativas deverão ser flexibilizadas para os estudantes atingidos diretamente pelas chuvas, a partir de orientação e normatização específica a ser publicada pela Prograd, quando do retorno das aulas.

As atividades de voluntariado serão contabilizadas como atividades complementares, sem distinção de categoria.

No âmbito da Pesquisa e Pós-Graduação, as atividades de ensino do lato e stricto sensu devem ser retomadas, preferencialmente no formato híbrido no período de 20 a 31 de maio, e posteriormente, a critério de cada programa.

As atividades de pesquisa poderão ser retomadas de forma gradual, a partir de 20 de maio, com prioridade aos experimentos em andamento, e que não necessitem de apoio de outras estruturas da universidade.

Os residentes devem seguir as definições dos seus locais de prática, com a devida atenção à integridade e à segurança nas condições de deslocamento.

Atividades de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis

Os editais e atividades de extensão e cultura ficam suspensos durante o período de 6 de maio a 2 de junho de 2024.

Os atendimentos da assistência estudantil ficam mantidos na modalidade remota, de acordo com o agendamento pelos canais oficiais da Coordenação de Assuntos Estudantis:

Os discentes afetados pelas chuvas podem comunicar sua situação à Coordenação de Assuntos Estudantis, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para registro e acompanhamento da equipe técnica.

Todos os eventos e cursos de extensão registrados e publicados deverão ser realocados conforme disponibilidade de espaço físico e interesse dos proponentes.