Organizado pela Prograd e direcionado ao corpo docente da UFCSPA, o material estimula o cuidado e a atmosfera acolhedora nas atividades acadêmicas
O enfrentamento à emergência climática em razão das enchentes históricas no estado do Rio Grande do Sul passa de 30 dias. A fase de mensuração dos danos, nas mais diferentes esferas, é delicada. A maneira como cada pessoa lida com suas adversidades e traumas é única, mas a dimensão das perdas de maio de 2024 faz desta uma questão coletiva.
Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFCSPA organizou um e-book voltado ao corpo docente com sugestões de ações pedagógicas. O material está fundamentado no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e inspirado em iniciativas de universidades internacionais que desenvolveram recomendações de atuação em contextos educacionais pós situações de emergência ou traumáticas.
Acesse o material aqui.
O documento lança luz sobre possíveis impactos de traumas no desempenho dos estudantes. A partir da premissa de que o conhecimento é uma construção dialógica e que a aprendizagem é um processo que envolve aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e socioculturais, a UFCSPA entende que é fundamental garantir uma atmosfera acolhedora em sala de aula.
Para isso, o e-book trata de aspectos como impacto de traumas na aprendizagem, orientações de preparação para o retorno e indica as práticas específicas para o momento de retomada das atividades em sala. Em suma, é recomendado que haja ampla circulação de informações sobre os canais de atendimento aos estudantes, flexibilização de práticas, tarefas ou ações que possam ser flexibilizadas, reforço da sala de aula como espaço seguro, e busca de apoio sempre que necessário.
As orientações foram compiladas pela Coordenação de Aprendizagem e Desenvolvimento Docente (CADD) em parceria com as assessorias da Coordenação de Assuntos Docentes (COAD), da Coordenação de Processos Avaliativos (CPROA), do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) e Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID).
Retorno
A retomada das atividades acadêmicas de graduação está marcada para o dia 10 de junho de 2024. O retorno será gradual, com início na modalidade à distância e atividades assíncronas. De acordo com a Portaria conjunta entre Prograd, Proext e ProPPG nº 479/2024 atividades EAD assíncronas deverão ser adotadas na primeira semana de retorno das atividades.
A partir do dia 17 de junho, as atividades continuam em EAD, podendo ser realizadas de forma síncrona. As atividades práticas no campus da universidade só devem acontecer a partir da segunda semana de retorno para as turmas dos últimos quatro semestres dos cursos. Atividades fora da UFCSPA e estágios continuam acontecendo normalmente. O retorno presencial está previsto para 24 de junho.
O novo calendário acadêmico será definido na reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, Consepe, no dia 6 de junho de 2024.