A professora Cristina Bonorino foi a mediadora das discussões

Uma espécie de "Shark Tank" com pitches de projetos de inovação científica e tecnológica foi a atividade realizada como conferência do Congresso UFCSPA nesta sexta-feira, 20. Na ocasião, estudantes de cursos de graduação e pós-graduação apresentaram a Mauro Mastella, diretor Administrativo Financeiro na Fapergs, e Gabriel Bottos, da empresa Vesper Ventures, suas propostas de produtos para a área da saúde. A professora Cristina Bonorino foi a mediadora das discussões, que imitam o formato do programa televisivo.
Os projetos foram apresentados por estudantes desde iniciação tecnológica até pós-doutorado e trouxeram como propostas um polímero para produção de embalagens sustentáveis, um spray que atua no tratamento de tumor cerebral, um software que combina dados entre exames clínicos e exames de imagens e uma proposta de empresa para intermediação entre produtos farmacêuticos desenvolvidos nas universidades e possíveis investidores. As ideiais foram apresentadas em formato de picth, apresentação de poucos minutos voltada para despertar o interesse de investidores. Os jurados analisaram as propostas e realizaram sugestões a respeito.
Mauro Mastella lembrou que o risco de investimento em produtos de inovação é sempre elevado e deu dicas de como deve ser feito um bom pitch. Para ele, é necessário que o acadêmico que apresenta a proposta inicie mostrando o problema que deverá ser sanado pelo produto, a fim de que quando o produto seja apresentado ele pareça ser uma boa solução. "Muitas vezes o produto é brilhante, mas precisamos apresentar as dores que ele resolve. É preciso saber vender sua ideia/seu produto, explicar porque a sua solução é melhor do que as outras e apresentar a equipe do projeto", ensinou.
Já Gabriel Bottos, indicou oito passos para uma boa apresentação: quantificar o problema, apresentar soluções, revelar limitações, descrever qual a inovação, detalhar a diferenciação, apresentar o estágio de desenvolvimento, informar a necessidade de capital e os objetivos a serem atingidos e apresentar a equipe de trabalho. O empresário afirmou estar bastante surpreso com o desenvolvimento da política de inovação da UFCSPA. "A visão de inovação da UFCSPA me deixou muito impressionado. Já trabalhei com muitas universidades por todo o país e vejo que vocês estão muitos passos à frente das outras", destacou.
O 3º Congresso UFCSPA termina ainda nesta sexta-feira, 20, com a entrega dos destaques de divulgação científica e da IX Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, a partir das 17h, no salão nobre.





