Edição 76 já está disponível para acesso da comunidade interna e público externo

Foi publicada nesta quinta-feira, 17, a mais nova edição do Panorama UFCSPA. O tradicional jornal da Federal da Saúde inicia, a partir deste número, uma fase inédita. A publicação passará a ter foco exclusivo em divulgação científica, destacando com exclusividade as pesquisas e as contribuições da universidade para as demandas sociais.

Entre os destaques, está uma pesquisa que compara diferentes estratégias de transfusão de sangue e seus impactos em pacientes neurocríticos, trazendo contribuições importantes para a prática clínica. Outro tema abordado é o aumento expressivo dos afastamentos por doenças psicossociais no Brasil, com reflexões sobre a saúde mental no ambiente de trabalho.

O Panorama também apresenta a participação de pesquisadores da UFCSPA em um estudo publicado na revista Nature Genetics, que discute a importância da América Latina para a genômica psiquiátrica. Além disso, a publicação traz uma matéria sobre novos modelos de ensaios clínicos, mais eficientes e diversos, propostos por um egresso da instituição.

Chegando ao seu 17° ano de existência, o Panorama UFCSPA é um dos principais produtos comunicacionais elaborados pela equipe da Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) da instituição. “O Panorama representa um avanço significativo para a comunicação pública da UFCSPA, ao se consolidar como uma publicação dedicada exclusivamente à divulgação da produção de conhecimento gerada na universidade – seja por meio da pesquisa, do ensino ou da extensão. Com tratamento jornalístico qualificado, o Panorama oferece uma nova lente para que toda a sociedade compreenda mais profundamente o que fazemos aqui, evidenciando o compromisso social de uma universidade pública. Além disso, ao assumir o papel de veículo voltado à comunicação do conhecimento e da cultura científica, a publicação contribui diretamente para o fortalecimento da imagem e da credibilidade da nossa Federal da Saúde no cenário nacional da ciência”, destaca a coordenadora da ASCOM, a professora Janine Bargas.