Comunidade também deve ficar atenta ao novo calendário acadêmico

No dia 24 de junho, segunda-feira, as atividades presenciais de graduação serão retomadas de forma gradual em 11 cursos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Outros cinco permanecem com aulas teóricas EaD (síncronas ou assíncronas) e práticas presenciais em horários especiais. Essas definições foram estabelecidas em reunião dos coordenadores dos cursos na última quarta-feira, 19, e considerando um mapeamento realizado após obtenção de respostas a um questionário unificado. O percentual de respostas variou entre 21% e 93% nos cursos de graduação, o que evidenciou que a forma de realização das aulas deverá ser definida de acordo com a condição de cada curso. 

Para as pessoas que ainda não podem comparecer no campus da UFCSPA, verificou-se que o principal fator de impedimento para a presencialidade é o transporte, em especial o  intermunicipal. Nesse grupo, há também estudantes com impeditivos técnicos para acompanhar as aulas em nenhuma modalidade.

Os alunos que não puderem acompanhar as aulas na modalidade do curso devem abrir processo específico para atividades domiciliares, com comprovação da situação de impossibilidade de comparecimento (seguir fluxo Atividades não presenciais para condições específicas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

A UFCSPA reavalia constantemente as condições pedagógicas, de transporte e externas. Consulte as Portarias com normas e regulamentos relativas ao período de calamidade pública no Estado do Rio Grande do Sul (mais recentes no topo). 

Quais cursos retomarão suas aulas presenciais no dia 24/06?

Será possível o retorno gradual presencial, de acordo com o mapeamento, nos cursos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Gastronomia, Física Médica, Biomedicina Diurno, Informática Biomédica, Química Medicinal e Psicologia.

Quais cursos permanecem com aulas teóricas EaD?

Os cursos de Gestão em Saúde, Toxicologia Analítica, Biomedicina Noturno, Tecnologia em Alimentos e Farmácia continuam suas aulas teóricas EaD (síncronas ou assíncronas) e práticas presenciais em horários especiais concentrados.

Como funcionará o retorno presencial gradual?

Os docentes poderão realizar arranjos entre colegas para que as aulas, do mesmo dia e turno, ocorram no mesmo formato (presencial, híbrido, síncrono, assíncrono).

As disciplinas com possibilidade de realização de forma híbrida (com docente e alunos presenciais, acompanhados de forma online pelos estudantes impossibilitados de presencialidade) terão prioridade para retorno. Para isso, o docente deverá consultar a coordenação do curso.

Nos dias 24, 25 e 26/06 não podem ser realizadas atividades avaliativas presenciais ou síncronas (somente assíncronas). As atividades avaliativas já planejadas para os dias 27 e 28/06 devem possibilitar uma alternativa de realização (presencial ou remota) aos estudantes que não conseguirem comparecer.

As aulas presenciais no turno da noite deverão ser, preferencialmente, as que têm atividades práticas. Devido à vulnerabilidade aumentada, as aulas presenciais noturnas encerrarão às 20h50 (terceiro período letivo do turno). Em casos de acordo de extensão desse horário com a turma, as condições do local deverão ser avaliadas. 

Calendário Acadêmico é atualizado

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou o Calendário Acadêmico 2024 retificado, após definidas todas as adaptações em decorrência do período de emergência climática pelas enchentes históricas no RS.

No novo calendário, disponível nesse link, destacamos para a devida atenção da comunidade acadêmica o prazo para solicitação de colação de grau, até 2/07, e os prazos extraordinários de trancamentos de matrícula nos cursos e cancelamento de matrículas em disciplinas, ambos até dia 4/07.

O término do 1º período letivo 2024 será no dia 3 de agosto, seguido das férias acadêmicas. O segundo semestre de 2024 inicia dia 2 de setembro.