O ano de 2021 inicia com boas novidades para quem gosta de arte. Estão abertas as inscrições para duas atividades virtuais de música gratuitas, oferecidas pelo Núcleo Cultural da UFCSPA. As aulas serão semanais. No dia 27 inicia o curso: “Uma introdução à leitura da partitura musical”, ministrado pelo regente do Coral UFCSPA e da Banda Comunitária da UFCSPA Marcelo Rabello dos Santos. No dia 28 de janeiro começa o ciclo de palestras: “Os mistérios da harmonia”, ministrado pelo violonista Danton Oestreich, professor da Escola de Música da UNISC. Sãos oferecidas 50 vagas. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pelo SiEx UFCSPA.

Confira a programação:

1 - Uma Introdução à leitura da partitura musical -Marcelo Rabello dos Santos

O curso busca oferecer, em três encontros virtuais, uma introdução à leitura de partitura, informando a respeito do sistema de notação musical empregado no contexto da tradição cultural do ocidente.

Como: plataforma Google Meets. O link será informado após a inscrição.

Quando: quartas-feiras das 9h30min às 11h.

1º encontro, 27/01: Os parâmetros sonoros e sua notação (altura, duração, intensidade e timbre).

2º encontro, 03/02: Notação de alturas e durações

3º encontro, 10/02: Os diferentes tipos de partitura instrumentais e vocais e seus respectivos contextos, com exemplos em vídeo.

2- Os mistérios da harmonia - Danton Guilherme Oestreich

Ciclo de três palestras no qual haverá a apresentação crítica do desenvolvimento das práticas da música ocidental baseada na análise da principal literatura existente dedicada à discussão do tema, bem como das obras musicais de valor canônico no contexto desta tradição.

Como: plataforma Google Meets. O link será informado após a inscrição.

Quando: quintas-feiras, das 17h às 20h

1º encontro, 28/01: Música e literatura nas origens da cultura ocidental

2º encontro, 04/02: A era do contraponto. Explanação histórica e sistemática da técnica de composição musical do contraponto a partir da Escola de Notre Dame até Johann Sebastian Bach.

3º encontro, 11/02: Da música absoluta ao fast-food musical

Análise do conceito de autonomia estética aplicado à forma musical (música absoluta) e da produção musical no contexto de uma economia de consumo.

Importante: Os inscritos que não comparecerem no primeiro encontro, sem justificativa prévia, serão considerados desistentes, possibilitando a efetivação dos inscritos na lista de espera.