Arquivos

Histórico do Curso

O Programa de Pós-Graduação em Biociências foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2014, tendo iniciado suas atividades no primeiro semestre de 2015. O Programa de Pós-Graduação em Biociências, nos níveis de Doutorado ou Mestrado, visa à formação qualificada e de excelência de recursos humanos para atuar na área das ciências biológicas e biomédicas, integrando fundamentalmente as áreas de genética e de biologia celular, molecular e dos sistemas, com um caráter translacional.

A proposta deste programa de Pós-Graduação está fundamentada na qualidade do corpo docente, bem como na capacidade e competência instaladas na UFCSPA.

Objetivos do Curso

O objetivo geral do programa é de favorecer a formação de docentes e pesquisadores competentes, independentes e com domínio técnico-científico nas ciências biológicas e biomédicas. Estes conhecimentos estarão inter-relacionados com a área de concentração em biociências, e com as diferentes linhas de pesquisa, capazes de produzir conhecimento científico sólido e inovador, sustentado, e de interesse para a região e para o País. Portanto, os objetivos específicos a serem alcançados, e que irão determinar o perfil do aluno egresso do programa são:

  • Formar profissionais críticos, com competência e independência técnico-científica nas áreas de genética humana, na biologia celular e molecular e suas áreas afins, pautados em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do país;
  • Promover a formação de docentes e pesquisadores altamente qualificados e capazes de atuar em centros de excelência;
  • Fornecer um elenco de atividades de formação acadêmica em torno de conhecimentos aprofundados e específicos, voltados às necessidades locais, regionais e nacionais, bem como relacionados com as principais linhas de investigação desenvolvidas nas ciências biológicas e biomédicas;
  • Gerar conhecimento inovador, visando atender a uma demanda regional e nacional por ciência, tecnologia e inovação;
  • Oferecer treinamento sólido em investigação científica;
  • Proporcionar articulação entre ensino, pesquisa e extensão aprofundando o nível de análise, reflexão e produção do conhecimento/ inovação tecnológica voltados para a melhoria da qualidade de vida da população; 

Perfil do profissional a ser formado

  • Pesquisador capacitado para investigar questões relacionadas à pesquisa biológica e biomédica, de caráter translacional em saúde;
  • Pesquisador-educador crítico-reflexivo, criativo, ético e comprometido com ações profissionais qualificadas;
  • Profissional com liderança acadêmica e científico-tecnológica, capacitado a aproveitar as potencialidades das atividades de pesquisa como geradoras de empregos e recursos.

A capacitação profissional estará alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, para análise de dados, para a tomada de decisões e solução de problemas, para a comunicação oral e escrita, bem como para a interação social. 

Matriz Curricular

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Biociências

Linhas de pesquisa:

  • Estudos funcionais e estruturais de moléculas com potencial biotecnológico: Esta linha tem como objetivo o estudo de substâncias de diversas origens, incluindo compostos isolados de extratos de plantas medicinais, extratos e secreções animais, alimentos ou fármacos, buscando seus potenciais biotecnológicos, utilizando diversos modelos experimentais, e a caracterização de suas estruturas e mecanismos de ação (imunológico/ farmacológico), assim como a avaliação da segurança de seu uso através de estudos de genotoxicidade.
  • Estudo integrado dos mecanismos biológicos envolvidos nas doenças crônicas multifatoriais: A linha de pesquisa esta focada na investigação de fenômenos biológicos ligados as doenças crônicas multifatoriais, com o aprofundamento do conhecimento dos mecanismos moleculares, celulares e fisiológicos destas doenças, com o objetivo de promover pesquisa interdisciplinar visando a troca bidirecional entre ciência básica e clinica.
  • Genética Humana: Abrange o estudo genético e molecular de malformações congênitas e patologias multifatoriais.Integra também estudos de nutrigenômica e farmacogenômica, que avaliam a influencia de variantes genéticas na resposta aos alimentos e medicamentos. Dentro de uma perspectiva vertical de interação entre as bases moleculares com a exteriorização fenotípicas dos processos associados, esta linha de pesquisa aborda questões relacionadas aos fundamentos moleculares e suas consequências estruturais e funcionais.
  • Neurobiologia Celular e Molecular: Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar, tanto do ponto de vista clínico como experimental, aspectos moleculares, celulares, fisiológicos e comportamentais do funcionamento do SNC em situação normal e patológica.

 

Inscrição e Seleção