• Duração (carga horária total): 5.325 horas
  • Modalidade: bacharelado
  • Integralização: mínima: 04 anos / máxima: 07 anos
  • Regime: seriado anual
  • Turno: integral (matutino e vespertino)
  • Número de vagas: 40 (quarenta)
  • Formas de ingresso: SISU
  • Autorização: Portaria MEC 3.865, de 27/12/02
  • Reconhecimento: Portaria Sesu 97, de 11/02/08

Coordenação

  • Alessandra Peres (coordenadora)
  • Luiz Carlos Rodrigues Júnior (vice-coordenador)
  • (51) 3303.8840 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Organização Curricular

O Curso de Biomedicina propõe a integração curricular através de três eixos: Ciências Exatas, Ciências Biomédicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais. Estes eixos foram definidos pela natureza e características das disciplinas que os compõem e também pela forma como estão estabelecidas na Universidade sendo uma adaptação das definições proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina.

  • Ciências Exatas - incluem-se os processos, os métodos e as abordagens físicos, químicos, matemáticos e estatísticos como suporte à biomedicina. Fazem parte deste núcleo as disciplinas de informática I e II, química geral e fisicoquímica, química orgânica, bioestatística, física das radiações, e controle de qualidade laboratorial.
  • Ciências Biomédicas e da Saúde - incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base molecular e celular dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos. Também incluem-se a eco-epidemiologia das condições de saúde, os fatores predisponentes à doença e os serviços complementares de diagnóstico laboratorial em todas as áreas da biomedicina. Fazem parte deste núcleo as disciplinas de anatomia humana geral, biofísica celular, biossegurança, citologia, introdução à biomedicina, deontologia biomédica, ecologia aplicada à biomedicina, epidemiologia, embriologia, histologia, imunologia, parasitologia/micologia, saúde pública, bioquímica, biologia molecular, fisiologia humana geral, metodologias bioanalíticas, micologia clínica, parasitologia clínica, microbiologia e virologia, morfologia e fisiologia comparada, farmacologia, genética e evolução, hematologia, imunologia clínica, bioquímica clínica, biotecnologia, patologia, bromatologia, citologia clínica e líquidos corporais, microbiologia clínica, toxicologia e radiologia.
  • Ciências Humanas e Sociais - incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos/legais e conteúdos que envolvem a comunicação, a informática, a economia e a gestão administrativa em nível individual e coletivo. Fazem parte deste núcleo as disciplinas de sociologia e antropologia da saúde, leitura e interpretação textual em língua inglesa I e II, história das ciências da saúde, redação acadêmica, metodologia do ensino, bioética, gerenciamento de laboratório, educação e comunicação em saúde e metodologia científica. 

Perfil do ingressante na UFCSPA

Espera-se que o público ingressante seja constituído de alunos oriundos de escolas públicas e privadas do Estado e do Brasil. Estudantes em busca da formação profissional em Saúde, com um sólido repertório de conhecimentos e cultura geral, senso crítico, iniciativa e disposição para a construção ativa dessa formação que, além de profissional é, também, humana.

Perfil do egresso do curso

O biomédico formado, como profissional das ciências da saúde, deverá ser dotado de senso crítico e de responsabilidade, que lhe permita uma atuação consciente, na busca da melhoria da qualidade de vida da população. Além disto, deverá ser detentor de sólida fundamentação teórica, que inclua o conhecimento da estrutura e da função do organismo humano, dos mecanismos fisiopatológicos, dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos, bem como dos métodos de investigação e de análise complementares ao diagnóstico e de interesse para o saneamento do meio ambiente.

Os profissionais formados pelo Curso de Biomedicina da UFCSPA estarão aptos a desenvolver suas atividades dentro de grandes áreas relacionadas à pesquisa e à docência ou ainda atuando em equipes de trabalho em nível hospitalar e extra-hospitalar, fornecendo suporte para o desenvolvimento de técnicas diagnósticas.

Assim, os biomédicos egressos da UFCSPA deverão possuir conhecimentos baseados em evidências científicas, conectados à realidade brasileira, nas diferentes áreas de habilitação, que apóiem suas capacidades crítica, reflexiva e ética.