A indicação de bolsistas, a substituição de bolsistas já indicados, e a entrega do relatório final devem ser feitos pelo SEI. Há dois processos diferentes:

Os processos devem ser abertos pelo orientador, devendo o aluno assinar junto os formulários.

Indicação de bolsistas de iniciação científica

O processo de indicação pede a anexação de alguns documentos. Aqui estão os modelos:

Pedimos que orientadores e alunos atentem para o seguinte:

• Conta corrente - Lembramos que, no caso de bolsas do CNPq ou PIC/UFCSPA, o bolsista deverá ter conta corrente de sua titularidade no Banco do Brasil. Já no caso de bolsas da FAPERGS, o bolsista deverá ter conta corrente de sua titularidade no Banrisul. Em nenhum dos casos pode ser conta poupança.

• Currículo Lattes - No caso de bolsas do CNPq, o bolsista deverá ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq. Pedidos importantes ao aluno: (1) quando estiver editando o seu currículo lattes, antes de fechar a janela, clique em "enviar" - se não fizer isso, o currículo permanecerá "em preenchimento", o que travará o processo de cadastro na plataforma de gerenciamento de bolsas. (2) Além disso, sugerimos que o bolsista evite usar o Hotmail no CNPq - na dúvida, use o e-mail da UFCSPA. Uma vez feito o cadastro na plataforma de bolsas, o bolsista receberá uma mensagem automática do CNPq, que conterá instruções para o aceite da bolsa. Alguns servidores de e-mail costumam bloquear as mensagens do CNPq.

• SIGFAPERGS - No caso de bolsa da FAPERGS, o bolsista deverá providenciar cadastro no SigFapergs ou atualizá-lo caso já tenha. Ao fazer o cadastro, o aluno deverá tomar o cuidado de anexar, nos locais apropriados (seção Dados Pessoais / Envio de Documentos Pessoais / Tipo de Documento), uma Cópia do CPF, do RG (ambos os lados do RG), do comprovante de matrícula atualizado e uma cópia do comprovante da conta bancária no Banrisul (este vai em Outros Documentos Pessoais), informando a agência e o número da conta - pode ser cópia do cartão magnético ou do contrato de abertura da conta. Em caso de dificuldade, o aluno poderá consultar este manual ou entrar em contato com o suporte da FAPERGS: (51) 3221-4922 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Entrega de relatório final de bolsa de iniciação científica

O processo de entrega de relatório final de bolsa de iniciação científica (que só deve ser usado quando a vigência encerra ou quando há cancelamento de bolsa sem substituição de bolsista) pede a anexação do relatório final de atividades.