A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre colocam à disposição de suas comunidades científicas, o acesso à plataforma REDCap (Research Electronic Data Capture), como apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa institucionais.

Cada instituição possui a sua própria plataforma, as quais não são vinculadas entre si:  REDCap UFCSPA e REDCap Santa Casa. A orientação para a escolha da plataforma REDCap que se aplica ao seu projeto é:

  • Ao utilizar informação de pacientes da Santa Casa ou dados administrativos da instituição, o projeto e todos os pesquisadores envolvidos devem ser cadastrados no REDCap Santa Casa:  redcap.ufcspa.santacasa.org.br/redcap;
  • Nas demais situações sem vínculo com a Santa Casa, o projeto e todos os pesquisadores envolvidos devem ser cadastrados no REDCap UFCSPAredcap.ufcspa.edu.br.

Projeto de Pesquisa – Santa Casa

É de responsabilidade do coordenador do projeto:

Passo 1: Solicitar a criação do projeto de pesquisa pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Apenas projetos previamente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre serão validados.

Passo 2: Solicitar a criação de novos usuários mediante preenchimento do Formulário REDCap: http://redcap.ufcspa.santacasa.org.br/redcap/surveys/?s=DJD4CLAY4D

Passo 3: Estabelecer os vínculos, níveis e período de acesso dos usuários ao projeto.

Passo 4: Após o desenvolvimento e validação dos instrumentos de coleta de dados, solicitar a movimentação do projeto para produção pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A equipe do Escritório de Valor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, apoiado pela Gerência de Ensino e Pesquisa, fica à disposição para suporte na utilização da ferramenta e suas aplicações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto de Pesquisa – UFCSPA

Passo 1: Criação do usuário – todos os participantes do projeto deverão ter usuário cadastrado na plataforma:

a) com cadastro (e-mail institucional) na UFCSPA: utilize o seu usuário (USUARIO@ufcspa.edu.br) e senha para criar um usuário automaticamente na plataforma;

b) sem cadastro na UFCSPA (pesquisador externo): É de responsabilidade do coordenador do projeto solicitar a criação do usuário para o membro externo/colaborador que será vinculado ao seu projeto. A solicitação deve ser feita em Pedido Interno (PI): PROPPG -> NUPESQ -> Suporte REDCap UFCSPA;

Passo 2: Criação do projeto de pesquisa – ao criar um projeto para praticar e conhecer a plataforma, defina ele como Just for Fun e NUNCA peça para movê-lo para Produção;

Passo 3: É de responsabilidade do coordenador do projeto estabelecer os vínculos, níveis e período de acesso dos usuários vinculados ao projeto;

Passo 4: É de responsabilidade do coordenador do projeto, após o desenvolvimento e validação dos instrumentos de coleta de dados, mover o projeto para produção nas duas etapas:

1) Solicitar o serviço em Pedido Interno (PI): PROPPG -> NUPESQ -> Suporte REDCap UFCSPA

2) Fazer o pedido na plataforma em Project Setup (último bloco: Move your project to production).



O Nupesq da UFCSPA fica à disposição para suportes não contemplados nos formulários via Pedidos Internos. A solicitação deverá ser realizada conforme as orientações disponibilizadas na página Nupesq-UFCSPA.