As instituições Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) colocam à disposição de suas comunidades científicas o acesso à plataforma REDCap (Research Electronic Data Capture), para registro e formação de banco de dados de projetos.

Cada instituição possui a sua própria plataforma e elas não são vinculadas entre si: REDCap UFCSPA e REDCap ISCMPA. As duas plataformas são administradas pelo Escritório de Projetos, sendo este o local a ser buscado para suporte, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A orientação para a escolha da plataforma REDCap que se aplica ao seu projeto é:

Link para a versão mais recente do Guia do Usuário (User Guide (vumc.org))

Acesso

1. Criação de usuário

Para ter acesso ao ambiente desenvolvimento da plataforma REDCap (UFCSPA ou ISCMPA) é preciso ter um usuário:

  • Caso tenha cadastro na instituição que hospeda a plataforma escolhida, o seu usuário e senha serão os mesmos que já são utilizados para acessar a instituição. Por exemplo: aluno UFCSPA quer acessar a plataforma REDCap UFCSPA – basta inserir o usuário e senha que já utiliza na Universidade (o mesmo vale para pesquisador que tem cadastro na ISCMPA e quer acesso a plataforma REDCap ISCMPA);
  • Caso não tenha cadastro prévio na instituição que hospeda a plataforma escolhida, o Escritório de Projetos irá criar um usuário manualmente. Somente nessa situação será preciso preencher o seguinte formulário (is.gd/formularioredcap)*, e aguardar a confirmação através do e-mail. 

2. Acesso aos projetos

Ao usuário é permito criar quantos projetos desejar, exceto pesquisadores sem vínculo formal (membros externos), pois estes utilizarão a plataforma porque estarão vinculados a algum projeto.

ATENÇÃO: se for criar um projeto para praticar e conhecer a plataforma, defina ele como Just for Fun e NUNCA peça para movê-lo para Produção, uma vez que queremos contabilizar a quantidade de projetos de forma fidedigna.

Compete ao coordenador de um projeto já existente fazer as vinculações e estabelecer os níveis de acesso que os usuários terão naquele projeto (Ver Guia do Usuário disponibilizado).

3. Ambiente de produção

Após o desenvolvimento de um projeto, movê-lo para o status de Produção garante a precisão e a integridade dos dados. O processo de controle de alterações durante esse status fornece uma verificação adicional para garantir que os dados que já foram coletados não sejam excluídos, recodificados ou substituídos acidentalmente uma vez que qualquer alteração necessita de aprovação de um administrador do REDCap para ser incluída no projeto. Colocar no status de Produção é a última etapa antes da coleta de dados.

Faça o pedido quando tiver algum grau razoável de certeza de que não irá modificar nada no projeto e que já realizou todos os testes com registros fictícios. O pedido deve ser realizado pelo coordenador do projeto seguindo dois passos, necessariamente nessa ordem:

  • Preencha o formulário de solicitação is.gd/formularioredcap onde o pesquisador se responsabiliza pela conferência da estrutura básica de um banco de dados e informa se deseja ou não manter os dados previamente digitados que, em teoria, seriam registros para teste;
  • Faça o pedido na própria plataforma no Project Setup (último bloco: Move your project to production). 

* Serviço: Mover meu projeto para Produção.

* Título do projeto: Descrever o título exatamente como cadastrado na plataforma.

* Objetivos: Descrever os objetivos a serem atingidos com o projeto.