As instituições Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) colocam à disposição de suas comunidades científicas o acesso à plataforma REDCap (Research Electronic Data Capture), para registro e formação de banco de dados de projetos. Porém, cada instituição possui a sua própria plataforma e elas não são vinculadas entre si: REDCap UFCSPA e REDCap ISCMPA. As duas plataformas são administradas pelo Escritório de Projetos, sendo este o local a ser buscado para suporte, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A orientação para a escolha da plataforma REDCap que se aplica ao seu projeto é:

  • Ao utilizar informação de pacientes da ISCMPA ou dados administrativos da
    instituição, o projeto e obviamente todos os pesquisadores/responsáveis envolvidos devem ser cadastrados no REDCap ISCMPA - http://redcap.ufcspa.santacasa.org.br/redcap/
  • Demais situações sem vínculo com a ISCMPA, a escolha para cadastro é o REDCap UFCSPA - https://redcap.ufcspa.edu.br


Acesso

1. Usuário
O acesso ao ambiente desenvolvimento da plataforma REDCap (UFCSPA ou ISCMPA) é através de um usuário:

  • Caso tenha cadastro na instituição que hospeda a plataforma escolhida, o seu usuário e senha serão os mesmos que já são utilizados para acessar a instituição.
    Por exemplo: aluno UFCSPA quer acessar a plataforma REDCap UFCSPA – basta inserir o usuário e senha que já utiliza na Universidade (o mesmo vale para pesquisador que tem cadastro na ISCMPA e quer acesso a plataforma REDCap ISCMPA);
  • Caso não tenha cadastro prévio na instituição que hospeda a plataforma escolhida, o Escritório de Projetos irá criar um usuário manualmente. Somente nessa situação será preciso preencher o seguinte formulário (is.gd/formularioredcap), indicando qual é a plataforma que deseja um usuário e aguardar a confirmação através de e-mail.

    Obs. Compete ao coordenador do projeto vincular, estabelecer níveis e período de acesso dos usuários em seus projetos.

 

2. Ambiente de produção
Após o desenvolvimento de um projeto, movê-lo para o status de Produção garante a precisão e a integridade dos dados. O processo de controle de alterações durante esse status fornece uma verificação adicional para garantir que os dados que já foram coletados não sejam excluídos, recodificados ou substituídos acidentalmente uma vez que qualquer alteração necessita de aprovação de um administrador do REDCap para ser incluída no projeto. Não é à toa que passar para o status de Produção é a última etapa das configurações. Faça o pedido quando tiver algum grau razoável de certeza de que não irá modificar nada no projeto, pois toda alteração irá demandar tempo de um administrador. O pedido deve ser realizado pelo coordenador do projeto seguindo dois passos,
necessariamente nessa ordem:

  • Preencha o formulário de solicitação is.gd/formularioredcap onde o pesquisador se responsabiliza pela conferência da estrutura básica de um banco de dados e informa se deseja ou não manter os dados previamente digitados;
  • Faça o pedido na própria plataforma no Project Setup. Link para vídeos de treinamento: projectredcap.org/resources/videos
    Ao acessar a plataforma, na barra superior, há a opção Help (Ajuda).

Grande parte das funcionalidades são explicadas ali. Basta clicar com o botão direito do mouse e escolher Traduzir, caso sinta dificuldade com o idioma.