Evento aconteceu em 18 de dezembro com participação de representante da Capes

No último dia 18 de dezembro ocorreu o VII Encontro de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), juntamente com o II Encontro de Mestrandos e Egressos. O evento contou com a participação da professora Luciana Mara Motin Fonseca, coordenadora adjunta da Área 21 Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Pela manhã, durante o encontro de autoavaliação, foi apresentado o planejamento estratégico do PPGEnf referente ao quadriênio 2021-2024. O objetivo principal dessa sessão foi compartilhar as ações realizadas até o momento e promover discussões sobre maneiras de aprimorar e atualizar o programa.

Na parte da tarde, o encontro reuniu mestrandos e egressos, contando com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Dinara Jaqueline Moura. Também estiveram presentes as professoras Adriana Aparecida Paz, que representou a coordenadora do PPGEnf, Emiliane Nogueira de Souza, e a representante da Capes.

Durante o encontro, Luciana contextualizou o papel fundamental da universidade e da tríade indissociável de ensino, pesquisa e extensão. Ela abordou os avanços e retrocessos da ciência na enfermagem brasileira, bem como os possíveis fatores que contribuíram para a queda na produção intelectual e técnica nessa área, incluindo o PPGEnf.

Um dos destaques do evento foi o lançamento de um guia intitulado "Reprodução assistida e infertilidade: um guia prático para enfermeiros", elaborado pela egressa Ediane de Souza Nunes, orientada pelos professores Filipe Santana da Silva e Adriana Aparecida Paz. O guia pode ser acessado aqui.

Além disso, foi anunciado o lançamento de um e-book publicado pela Editora da UFCSPA, intitulado "Protocolo Assistencial de Enfermagem para Pacientes Submetidos a Derivação Ventricular Externa". O e-book foi desenvolvido pelas egressas Tainara Wink Vieira, Victória Tiyoko Moraes Sakamoto e Sabrina Binkowski, sob a orientação das professoras Rita Catalina Aquino Caregnato e Carine Raquel Blatt. O e-book está disponível aqui.

Após as apresentações, foi realizada roda de conversa entre os mestrandos e egressos, proporcionando um diálogo com a representante da Capes. Ao finalizar as atividades, ficou evidente que todo o processo de planejamento estratégico permitiu identificar as fortalezas e desafios enfrentados pelo PPGEnf, além do quanto foi superado desde a última avaliação da quadrienal, que poderá refletir em mais ações para consolidação do programa.