Evento contaram com os profs. convidados Marcos Venícios Lopes e Viviane da Silva

Nos últimos dias 27, 28 e 29 de março, O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFCSPA (PPGEnf), promoveu um conjunto de atividades de formação docente, que incluiu aulas inaugurais e roda de conversa com os professores Dr. Marcos Venícios de Oliveira Lopes e Dra. Viviane Martins da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Juntos, os professores Marcos e Viviane desenvolvem estudos na área de modelos teóricos de avaliação de tecnologias e diagnósticos de enfermagem.

A relação entre UFCSPA e UFC está sobre bases sólidas. O PPGEnf da UFCSPA tem desenvolvido tecnologias de enfermagem para o cuidado e busca parcerias com pesquisadores de reconhecida expertise em programas de pós-graduação de destaque. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC alcançou, na última avaliação quadrienal da CAPES, a nota 7. Suas publicações são relevantes em âmbito nacional e internacional. Os professores do PPG Enfermagem da UFC demonstraram interesse em desenvolver projetos em colaboração com nossa universidade, tendo em vista a integração do ensino-serviço com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O ciclo de atividades contemplou os modelos teóricos e métodos para desenvolvimento, avaliação e validação de tecnologias educativas em saúde, produção de tecnologias e estratégias de internacionalização na pós-graduação, e outros temas de interesse para longevidade dessa parceria entre os programas.

Houve uma ampla troca de experiências e conhecimentos. Na ocasião, os professores convidados apresentaram as estratégias do seu programa para o alcance da nota 7 e as áreas de pesquisa do corpo docente. Também foram apresentadas as ações de internacionalização do PPG Enfermagem da UFC.

No dia 27 também se deu o lançamento dos e-books:

• Manual para assistência de enfermagem a pacientes com transtornos de ansiedade em unidade de saúde prisional, das autoras Roslaine Ifran Amaral, profa. Ana Cristina Wesner Viana e profa. Adriana Aparecida Paz
  • Protocolo de enfermagem para assistência a pacientes com transtorno de ansiedade em unidade de saúde prisional, das autoras Roslaine Ifran Amaral, profa. Ana Cristina Wesner Viana e profa. Adriana Aparecida Paz
  • Guia de apoio para vacinadores na atenção primária à saúde, das autoras Marilene Lopes Vieira e profa. Adriana Aparecida Paz

Confira algumas fotos: