Atividade foi viabilizada pela parceria da empresa Simula Health com projeto de pesquisa desenvolvido na UFCSPA

Professora Graciele Linch demonstra uso da tecnologia para estudantes de Enfermagem (Arquivo Pessoal)

Acadêmicos de Enfermagem da UFCSPA tiveram a oportunidade nesta quarta-feira, 6, de passar por treinamento em realidade virtual no contexto da disciplina de Gerenciamento em Enfermagem II. A atividade foi fruto de uma parceria entre a Simula Health, empresa pioneira em treinamentos com realidade virtual para equipes de saúde, e um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Por meio dos óculos de realidade virtual Meta Quest 2, os alunos foram imersos durante a atividade em diversos cenários hospitalares, como Unidade de Terapia Intensiva, onde puderam realizar procedimentos privativos do enfermeiro, como a Sondagem Vesical de Demora, além de estudar as Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

A docente Graciele Linch, coordenadora do projeto de pesquisa, destacou a importância da iniciativa para a formação dos alunos. "O núcleo de professoras de gestão em enfermagem está engajado e aberto a novas tecnologias no ensino, pois acredita na tecnologia para o aprendizado de alunos em formação e está se preparando para as próximas gerações", destacou.

Segundo a docente, a atividade faz parte das iniciativas do NURSEPRO, laboratório de inovação vinculado ao PPG-Enfermagem e ao Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da UFCSPA. "O laboratório tem como propósito aproximar a universidade de ideias e parcerias inovadoras", afirmou.

A iniciativa também contou com a participação da sócia da Simula Health, a enfermeira e doutora em Enfermagem Ana Paula Correa, e da egressa do PPG-Enfermagem e atual aluna de Informática Biomédica, Carolina Amaral.