O evento foi uma parceria entre o Núcleo Rondon e a Polícia Civil do RS

O Núcleo Rondon/UFCSPA promoveu, no último 14 de junho, no Salão Nobre, um encontro entre estudantes e o policial Beto Chaves, com sua palestra "Papo de Responsa na Saúde: um bate papo sobre nós". O palestrante é coordenador e idealizador do "Papo de Responsa", programa da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo a interlocução com jovens e adolescentes sobre drogas, violência, bullying, suicídio e outros tópicos. 

O evento iniciou com a fala da professora Cláudia Bica, coordenadora do Núcleo Rondon, que lembrou aos presentes que o projeto é o programa de extensão mais longevo do país, com 57 anos de atividades. No próximo mês, entre os dias 13 e 30 de julho, alunos da UFCSPA irão participar, juntos de outros universitários de todo o Brasil, da Operação Guaicurus, em Pedro Gomes, município no Mato Grosso do Sul. Sobre como é a experiência de ser rondonista, a docente comentou: “É desafiador dar orientações sobre saúde numa localidade onde a Samu não chega. Então, nós temos que construir caminhos!” 

Na sequência, Beto Chaves conversou com os jovens presentes sobre percepções do que é amor e cuidado, numa narrativa carregada de emoção e memórias afetivas. “Amor é gesto”, ele sublinha. O policial civil também convidou os universitários, interessados no projeto que leva estudantes até as mais diferentes realidades do país, à conscientização sobre suas condições e privilégios como é, ainda, o acesso ao ensino superior de qualidade. 

Saiba mais sobre o Projeto Rondon no nosso portal e no Instagram do Núcleo Rondon/UFCSPA. Conheça e acompanhe o Papo de Responsa nas redes sociais oficiais do programa e do seu coordenador Beto Chaves: @papoderesponsaoficial, @papoderesponsarsoficial e @betochavesrj