Trabalho foi publicado na Revista Científica de Enfermagem – Recien

Publicado na revista Revista Científica de Enfermagem – Recien, o artigo científico “Dificuldades e limitações na avaliação de lesão por pressão”, buscou identificar na literatura científica as dificuldades que os enfermeiros encontram diante da avaliação da lesão por pressão (LP).

A professora da UFCSPA Adriana Aparecida Paz, umas das autoras do artigo, explica que o cuidado de qualidade no tratamento de LP, demanda a identificação das lacunas do conhecimento que foram compartilhadas em publicações científicas por enfermeiros acerca da avaliação do problema. O estudo, então, seguiu a questão “Quais são as dificuldades e limitações dos enfermeiros na avaliação de lesão por pressão?”

“As Lesões por Pressão (LP) são um dos principais problemas de saúde pública. No Brasil, os trabalhos que demonstram os números totais relacionados a essa problemática ainda são incipientes, não há registros precisos da ocorrência de LP, os estudos são voltados para cidades específicas e alguns setores hospitalares. A escassez de dados estatísticos torna-se um impeditivo para a análise situacional do cenário nacional e dificulta a gestão desse agravo”, explica Adriana.

O trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão sistemática da literatura, utilizando a estratégia PICo, onde “P” corresponde à população (enfermeiros), “I” ao fenômeno de interesse (avaliação de LP) e “Co” contexto do estudo (dificuldades e limitações na avaliação).

A busca foi realizada no mês de janeiro de 2021, pelo Portal de Periódicos da CAPES, por meio do acesso da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Web of Science, Scopus, PubMed e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (Cinahl). Utilizaram-se descritores controlados obtidos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings (MeSH), combinados com operadores booleanos com a seguinte estratégia de busca: (“Pressure Ulcer” AND “Nursing Assessment” AND (“Clinical Competence” OR “Quality of Health Care”). Os critérios de inclusão foram: artigos disponibilizados na íntegra e online, publicados no período de 2016-2020 e nos idiomas português, inglês e espanhol.

“Os artigos foram avaliados e classificados quanto ao seu rigor científico conforme as características de cada estudo, utilizando os instrumentos de avaliação propostos pela Joanna Briggs Institute (JBI).  A pesquisa nas bases de dados ocorreu em pares e uma terceira revisora validou a busca para que não houvesse divergência no número de artigos selecionados,” completa a docente.

Os pesquisadores encontraram 963 publicações, que após aplicação dos critérios de elegibilidade foram selecionados 126 artigos. Outras publicações foram excluídas ao longo do processo, devido duplicidade e falta de respostas à questão da pesquisa. Por fim, a composição final da revisão totalizou 8 estudos.

Como resultados o estudo reafirma que os enfermeiros necessitam de aprimoramento do conhecimento técnico e científico para expandir a prática clínica alicerçada na sistematização da assistência de enfermagem.

“Sabendo-se da relevância do conhecimento técnico-científico e da educação permanente para o adequado cuidado da pele e dos fatores predisponentes evidencia-se a demanda por recursos tecnológicos como fontes de atualização profissional, ao mesmo tempo em que o enfermeiro invista e se corresponsabilize pela sua atualização”, completa a professora Adriana Aparecida Paz.

A íntegra do artigo pode ser acessada neste link.

São autores da pesquisa:

Nicole Hertzog Rodrigues, UFCSPA

Enfermeira. Especialista em gestão em enfermagem e urgência, emergência e UTI. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST).

Daiane Freitas de Oliveira, UNISINOS

Enfermeira. MBA em Gestão Hospitalar. Egressa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST).

Lethicia Monteiro Apratto, UFCSPA

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST).

Luccas Melo de Souza, UFCSPA

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST).

Adriana Aparecida Paz, UFCSPA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional e Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST).