Pesquisa foi publicada no Journal of the American Psychiatric Nurses Association (JAPNA).

O artigo "Efetividade e eficácia de intervenções terapêuticas realizadas por enfermeiros para transtornos de ansiedade: uma revisão sistemática" foi publicado recentemente no Journal of the American Psychiatric Nurses Association (JAPNA). O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da evidência das intervenções terapêuticas realizadas por enfermeiros na assistência de indivíduos com transtornos de ansiedade.

A pesquisa partiu da seguinte indagação: "Para o tratamento de indivíduos com transtorno de ansiedade, as intervenções terapêuticas realizadas por enfermeiros são eficazes na diminuição dos sintomas de ansiedade?". Como resultados, as pesquisadoras identificaram que as intervenções realizadas por enfermeiros foram efetivas, tanto em ações de cunho individual, quanto em atividades coletivas. "Os resultados do estudo indicaram que intervenções terapêuticas realizadas por enfermeiros são benéficas aos indivíduos portadores de transtorno de ansiedade, com melhora significativa na diminuição dos níveis de ansiedade, redução do uso de medicamentos, melhora no autocontrole e remissão dos sintomas de ansiedade", afirmam as autoras.

A metodologia utilizada foi a realização de buscas de publicações indexadas nas bases de dados eletrônicas PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde, Web of Science e nos periódicos Nurse Media: Journal of Nursing, Evidence-Based Nursing, Archives of Psychiatric Nursing. Analisaram-se os títulos, resumos e artigos na íntegra por duas avaliadoras independentes. Foi realizada a análise da qualidade da evidência através do sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE). O tamanho de efeito da intervenção foi calculado através do "d" de Cohen.

A íntegra do artigo pode ser conferida neste link.

As autoras deste artigo são:

  • Roslaine Ifran Amaral - Enfermeira, Mestre pelo PPG Enfermagem UFCSPA
  • Fernanda Cirne Lima Weston -  Enfermeira na ISCMPA, Mestranda em Psicologia UFRGS
  • Vânia Naomi Hirakata -  Estatística no HCPA
  • Adriana Aparecida Paz -  Enfermeira, Docente do PPG Enfermagem
  • Ana Cristina Wesner Viana - Enfermeira, Orientadora e docente do PPG Enfermagem

Grupos de Pesquisa envolvidos: TeGEST - Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Gestão, Educação e Segurança no Trabalho