Estudo foi publicado na Revista Brasileira de Enfermagem.

Um grupo de docentes e pesquisadoras do PPG-Enfermagem publicou, na edição 74 da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), um estudo que pode qualificar o atendimento prestado pela equipe de enfermagem ao paciente neurológico internado em UTI. O artigo, intitulado "Cuidados de enfermagem na assistência ao paciente com derivação ventricular externa: scoping review", teve como objetivos mapear as evidências disponíveis acerca dos cuidados de enfermagem direcionados ao paciente adulto em uso de derivação ventricular externa. A metodologia utilizada foi uma revisão através do método scoping review

A pesquisa procurou identificar quais os principais cuidados de enfermagem direcionados ao paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa assistido em UTI. Como resultados, o grupo observou a existência de 965 estudos sobre o tema e, após os critérios de elegibilidade, obteve-se amostra de 54 publicações. Cada uma delas foi avaliada cuidadosamente e foram mapeados três estudos com qualidade alta,14 com qualidade moderada, 32 com qualidade baixa e cinco com qualidade muito baixa. nesta análise, as pesquisadoras puderam destacar 20 principais cuidados de enfermagem, subdivididos em nove categorias, tais como: sistema de drenagem; posicionamento e mobilização no leito; cuidados com o cateter; monitorização da pressão intracraniana; e administração de medicamentos. 

O artigo completo pode ser lido neste link

São autoras deste estudo:

  • Victoria Tiyoko Moraes Sakamoto - Egressa da Graduação e do Mestrado em Enfermagem da UFCSPA
  • Tainara Wink Vieira - Egressa da Graduação da Enfermagem da UFCSPA e Mestranda do PPGEnf da UFCSPA
  • Karin Viegas - Professora da Graduação de Enfermagem e do PPGEnf da UFCSPA
  • Carine Raquel Blatt - Professora do PPGEnf da UFCSPA
  • Rita Catalina Aquino Caregnato - Professora da Graduação e do PPGEnf da UFCSPA e orientadora da pesquisa.

Divulgação Científica
Pesquisadores da UFCSPA podem enviar suas pesquisas para a área de Divulgação Científica, enviando as informações dos artigos/dissertações/teses publicado(a)s através do Sistema de Pedidos Interno (PI), na opção Ascom - Divulgação Científica.