Apresentação terá participação de grupos convidados

A Banda Comunitária da UFCSPA completou uma década. Para festejar esta data, no dia 26 de outubro, às 20h, no salão nobre da UFCSPA, o grupo apresentará um concerto especial. São 10 anos de atividade musical, democratizando e estimulando o acesso à cultura e à música instrumental junto à população. Os instrumentos foram adquiridos através do edital Proext do Ministério da Educação.

O evento terá entrada gratuita. Será um grande concerto coletivo com grupos convidados que participaram da trajetória da Banda como: o grupo Estrelas G. O., o Grupo Instrumental Ferrabraz, de Sapiranga, o Coral UFCSPA, e a banda Terminal 470. Confira o programa: https://ufcspa.edu.br/_static/flipbook/banda/2023-2/index.htm

Criada em 2013, desde sua formação, tem a regência do maestro Marcelo Rabello dos Santos. A banda atua em dois pólos da cidade: na região central, no campus da UFCSPA e na Zona Norte, no Vida Centro Humanístico. O projeto tem parceria com a Alvo Associação Cultural, entidade voltada ao apoio da cultura urbana. Atualmente participam mais de 50 músicos, de diferentes faixas etárias, entre estudantes, servidores da universidade e pessoas da comunidade externa.

Conheça os grupos participantes:

Grupo Instrumental Ferrabraz - é um grupo independente, formado por músicos profissionais e amadores. O nome é uma homenagem ao Morro Ferrabraz de Sapiranga.

Grupo Estrelas G. O. - é formado por alunos da Escola Municipal Grande Oriente, que integram o “Projeto Vivências com Música” da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Coral UFCSPA - Criado em 2012, é integrado por estudantes e servidores da universidade, além de cantores da comunidade externa. Há mais de 10 anos é um dos principais parceiros da Banda Comunitária.

Terminal 470 - O grupo tem como características a mistura de estilos musicais e o envolvimento em ações sociais e culturais. Em 2012 o álbum Combatentes recebeu o Prêmio Lança de Ouro, na categoria Melhor Álbum de Rap do RS. Em 2015 lançaram o segundo álbum Edição Especial, disco comemorativo aos 10 anos do grupo. Em 2023 receberam o Prêmio Açorianos de Música nas categorias Melhor intérprete e Melhor composição de Rap.