Núcleo Cultural

O Espaço de Artes da UFCSPA inaugura no dia 5 de setembro, às 19h, a exposição coletiva “Isso é uma casa isso é uma ruína isso é um improviso”. O coletivo é formado por Andressa P. Lawisch, Céu Isatto (também curadora), Leonardo Lopes e Michel Au Hasard que exploram em suas obras o testemunho da precariedade e ruína no ambiente urbano. São apresentadas imagens de habitações em processo de demolição, o abandono e a destruição não só física, mas da memória das construções. As obras dos artistas dialogam entre si, através de diferentes linguagens, cores e expressões contam, relembram e documentam o impacto destas ruínas na cidade. “Isso é uma casa isso é uma ruína isso é um improviso” foi selecionada através do Edital PROEXT no 36/2023, de 15 de junho de 2023, para ocupação do Espaço de Artes da UFCSPA. A exposição ficará aberta à visitação até 21 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 9h às 12h. O Espaço de Artes da UFCSPA fica na Av. Sarmento Leite, 245, Prédio 1, térreo, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Artistas:

Andressa P. Lawisch é doutoranda em Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS. Integra o grupo de pintura Studio P. Sua produção envolve a representação de ruínas fotografadas em seus trajetos ou viagens. Participou de exposições coletivas como “Próxima Pintura, Pintura Próxima”, no MACRS (2022) e 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre (2022). 

Céu Isatto é graduande em artes visuais na UFRGS, curadore e artista trans que tem como foco de pesquisa questões relacionadas à linguagem, contaminação, ruído e tradução falha no contexto da arte contemporânea, memória, fato-ficção, espaço e corpo trans. Reutiliza e realiza amalgamações de anotações e trabalhos antigos, transportando-os para novos contextos e articulando de novas formas. 

Leonardo Lopes é  artista visual e pesquisador. Mestrando em  Poéticas Visuais no PPGAV – UFRGS. Em sua pesquisa, busca tensionar, através do desenho, a presença de objetos descartados nas ruas de Porto Alegre. Em seus trabalhos faz uma relação entre a queima e o processo de destruição que o objeto descartado sofre pela condição do uso, do tempo e da rua. Realiza desenhos com a matéria queimada do próprio objeto representado.

Michel Au Hasard é artista visual e mestrando em Poéticas Visuais no PPGAV - UFRGS. Em 2017 integrou a mostra coletiva do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, no Porão do Paço Municipal de Porto Alegre. Participou das exposições individuais: Desejos, na Fotogaleria Virgílio Calegari, da Casa de Cultura Mário Quintana (2017) e “imagine suas paredes” na Pequena Galeria (2023). Seu trabalho é desenvolvido em desenho e EVA.

Confira:

Exposição: Isso é uma casa isso é uma ruína isso é um improviso” 

Artistas: Andressa P. Lawisch, Céu Isatto, Leonardo Lopes e Michel Au Hasard

Curadoria: Céu Isatto Abertura: 05 de setembro de 2023 

Local: Espaço de Artes da UFCSPA, no térreo do Prédio 1.

Visitação: de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 9h às 12h, até 21 de outubro de 2023.