A dança e suas vertentes serão abordadas no ciclo de debates virtuais “Corpo em movimento – A dança como ferramenta de transformação social”. Serão realizados quatro encontros nos dias 30 de agosto, 13 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro, das 19h30 às 21h30, sempre às terças-feiras. O bate-papo contará com a mediação da coreógrafa e fundadora do grupo Afro-Sul Iara Deodoro e ocorrerá pelo YouTube do Núcleo Cultural (https://www.youtube.com/c/nucleoculturaldaufcspa). O evento é gratuito, aberto ao público e não precisa de inscrição. É só entrar no canal, assistir e participar!

Diversas experiências demonstram que o uso da dança, como prática pedagógica, estimula a criatividade, a expressão e a comunicação, além de contribuir para a socialização e a formação para a cidadania. O ciclo de debates é uma oportunidade para conhecer diferentes manifestações e ações na área da dança, realizadas em Porto Alegre e no Brasil.

A bailarina, ensaiadora e professora, Fernanda Santos abre o evento, falando sobre “A dança nas escolas públicas”. A programação segue, mensalmente, até novembro. No dia 13 de setembro, o ciclo recebe o diretor do Centro Municipal de Dança de Porto Alegre, o coreógrafo, jornalista e professor Airton Tomazzoni que abordará “A dança nos teatros públicos e privados”. No mês de outubro, dia 11, será a vez do bailarino, coreógrafo e investigador de culturas Rui Moreira dividir seu conhecimento e experiência com o público, abordando “As companhias de dança”. No dia 8 de novembro, último encontro, Camila Camargo fala sobre “A dança afro como vertente de contemporaneidade”. Temas imperdíveis!

Conheça a primeira palestrante

A bailarina e atriz Fernanda Santos é formada em Educação Física (UFRGS) e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal (Gama Filho RJ). Com formação em Ballet Clássico, Jazz, Sapateado e Danças Contemporâneas, iniciou seus estudos em 1986. Trabalhou com renomados coreógrafos gaúchos. Desde 2010 integra o elenco da Ânima Cia. de Dança Contemporânea, dirigida pela bailarina, professora e coreógrafa Eva Schul, uma das pioneiras e referência da dança no país. Atualmente é coordenadora e professora do Projeto Escola Preparatória de Dança da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, diretora artística da Cia. Jovem de Dança de Porto Alegre e professora de Jazz na Escola de Dança Karin Ruschel.

Conheça a mediadora

Fundadora do grupo Afro-Sul de Música e Dança em 1974, a bailarina e coreógrafa tem formação artística na Escola de Danças Folclóricas da Professora Nilva Pinto, em Porto Alegre. É graduada em Serviço Social, com foco em famílias negras monoparentais e pós-graduada em Educação Popular e Gestão em Movimentos Sociais. Atualmente é coordenadora pedagógica do grupo de Escolas Preparatórias de Dança.