Solicitação de fotos
Novas fotos ou fotos de arquivo, relacionadas às atividades da universidade. São realizadas fotos de evento, espaço físico ou retrato (para crachá de servidores), de interesse editorial, promocional ou institucional da UFCSPA. A Ascom não elabora fotos para uso como material didático.
- Quem pode solicitar: servidores e organizadores de evento
- Prazo: 1 dia útil (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Solicitação de fotos”
Gravação/edição de vídeo
Gravação e/ou edição de vídeos com finalidade institucional, editorial ou promocional da UFCSPA. A Ascom não realiza gravação de eventos (exceto quando da transmissão ao vivo) ou para uso como material didático. A edição inclui a inserção de vinhetas e janela de Libras.
- Quem pode solicitar: reitoria e pró-reitorias
- Prazo: 3 dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Gravação/edição de vídeo”
Transmissão ao vivo
Atividades transmitidas pela ASCOM no canal oficial da UFCSPA:
- Sessões abertas dos Conselhos Superiores;
- Eventos de caráter institucional promovidos pela Reitoria e pró-reitorias;
- Atividades definidas com a Reitoria como de interesse prioritário da comunidade universitária geral.
A viabilidade da realização levará em conta:
- Abertura de solicitação específica no Sistema de Pedidos Internos;
- Disponibilidade da equipe, avaliada pelo Coordenador da ASCOM;
- Não colisão de data e horário com transmissões agendadas previamente no Canal da UFCSPA;
- Transmissões agendadas para a mesma data deverão ter diferença mínima de 1 hora entre o início e o final dos eventos para minimizar a ocorrência de atrasos;
- As transmissões deverão ser agendadas, prioritariamente, em horário comercial (entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira).
Atividades transmitidas em canais próprios pelas demais equipes, SEM participação da ASCOM:
- Eventos promovidos por programas de pós-graduação (jornadas, simpósios, palestras, entre outros);
- Eventos promovidos por cursos de graduação (jornadas, simpósios, palestras, entre outros)
- Atividades promovidas por núcleos, departamentos, cursos, disciplinas, ligas, comissões, grupos de pesquisa e projetos de extensão;
- Demais iniciativas de interesse restrito da comunidade, conforme avaliação do Coordenador da ASCOM.
Treinamento para transmissão
As equipes organizadoras interessadas poderão solicitar à ASCOM (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) tutorial em vídeo específico para realização de transmissões. Em caso de necessidade, poderão solicitar, com antecedência mínima de 3 dias úteis, reunião para capacitação e esclarecimento de dúvidas.
Janela LIBRAS
Os interessados também poderão requisitar, em solicitação específica no Sistema de Pedidos Internos, a interpretação em Língua Brasileira de Sinais para a transmissão.
Solicitação de intérprete de Libras
Tradução e interpretação de Libras para evento ou aula.
- Quem pode solicitar: docentes, técnico-administrativos e organizadores de evento
- Prazo: 3 dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Solicitação de intérprete de Libras”
Tradução de vídeo em Libras
Gravação de janela de Libras para vídeos de uso institucional na universidade.
- Quem pode solicitar: docentes, técnico-administrativos e discentes
- Prazo: 3 dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Tradução de vídeo em Libras”
Redação de notícias
Quem pode solicitar: qualquer membro da comunidade acadêmica
Prazo: para notícias simples, até um dia útil; para reportagens, até sete dias úteis.
Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Redação de notícias"
- Notícia
Publicação de notícia, mediante análise e cumprimento dos critérios jornalísticos de relevância institucional, atualidade temporal, impacto e necessidade de abrangência de público, de modo que a solicitação de notícia não obriga a sua publicação. Para publicação no site da UFCSPA, a notícia cumprirá critérios jornalísticos de distribuição:
- Notícias de capa: notícias de grande impacto para comunidade interna E externa, que possam atingir um grande número de pessoas (mais de 1.000 pessoas).
- Notícias (botão “Mais notícias”, embaixo das notícias de capa): notícias para comunidade interna e/ou externa que atinjam um número limitado de pessoas.
- As notícias serão também exibidas para seus públicos segmentados nas opções "meu perfil" do site intitucional e no portal Minha UFCSPA.
- Publicação em redes sociais
A publicação de textos, cartaze, vídeos, notícias, eventos institucionais nas redes sociais oficiais da UFCSPA serão realizadas conforme critérios de comunicação, não por solicitação.
Caso seja necessário elaborar cartaz, vídeo ou notícia, estes deverão ser solicitados, via PI, em seus respectivos pedidos.
A publicação em canais e perfis de cursos, programas ou ligas deve ser solicitada diretamente às coordenações.
Inclusão no UFCSPA Informa
Quem pode solicitar: qualquer membro da comunidade acadêmica
Prazo para solicitação: notícia já deve estar publicada no site e envio deve ser solicitado até às 18h de sexta-feira de cada semana.
Publicação: sempre no primeiro dia útil da semana
Como solicitar: no PI, preencha o formulário "Inclusão no UFCSPA Informa"
Envio de mensagem por WhatsApp/ E-mail Institucional
E-mail e Whatsapp: Envio de e-mail para contas @ufcspa de estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, residentes, docentes, técnico-administrativos, bolsistas de apoio técnico e/ou terceirizados. Mensagens com o mesmo público podem ser agrupadas em um e-mail único. Não há ainda opção de enviar mensagem para apenas um curso de graduação ou pós-graduação.
Conforme orientação da Reitoria, deverão ser enviadas via Ascom apenas mensagens que abranjam a totalidade dos integrantes dos grupos de envio. E-mails para grupos segmentados devem ser enviados pelos próprios órgãos.
Inclusão/alteração de guia de fontes para a imprensa
Inclusão, alteração ou exclusão de dados de contato de docentes da UFCSPA como fontes de informação para a imprensa, de acordo com área de interesse ou atuação.
- Quem pode solicitar: docentes
- Prazo: 2 dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Inclusão/alteração de banco de fontes”
Divulgação científica
(passou a ser realizada pela área de comunicação da PROPPG. Solicitações via formulário “Divulgação científica" no PI.)
Ao publicar um artigo em um periódico acadêmico (ou após a defesa de dissertação ou tese), um pesquisador da universidade (professor ou pós-graduando) pode solicitar a divulgação de uma notícia a respeito de sua pesquisa. Para tanto, é necessário responder as questões do formulário de forma coloquial, para facilitar o entendimento por parte do público leigo. A divulgação científica tem como objetivo aproximar as pesquisas desenvolvidas na universidade da sociedade em geral.
- Quem pode solicitar: pesquisadores da UFCSPA
- Prazo: os pedidos de divulgação devem ser realizados o mais brevemente possível após a publicação do artigo ou defesa de dissertação/tese. Não serão realizadas divulgações de materiais publicados há mais de dois meses do pedido de solicitação de divulgação científica.
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Divulgação científica"
Solicitação de peça gráfica (impressa ou digital)
Criação de peça gráfica (cartaz, banner, panfleto, folder, placa, etc) para impressão, publicação no site da UFCSPA ou em redes sociais institucionais, ou envio por e-mail. Para peças impressas, deve ser informado o ticket do PI da solicitação de impressão.
- Quem pode solicitar: servidores e estudantes autorizados, representando projetos institucionais.
- Prazo: a partir de 1 dia útil (antecedência mínima para solicitação), dependendo das especificidades da peça. Para peças impressas, deve-se considerar também o prazo de impressão.
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Solicitação de peça gráfica”
Solicitação de impressão
Impressão de peça gráfica, em impressora local (peças únicas ou pequenas tiragens, até formato A3) ou gráfica contratada (conforme especificação em contrato).
- Quem pode solicitar: servidores
- Prazo: 1 turno (das 8h às 13h e das 13h às 18h), em dias úteis (antecedência mínima para solicitação). Para impressão por gráfica contratada, deve-se considerar também o prazo previsto em contrato.
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Solicitação de impressão”
Solicitação de uso da marca UFCSPA
Disponibilização do logotipo da UFCSPA para uso em materiais diversos, conforme solicitação. Logotipos de cursos estão disponíveis no endereço www.ufcspa.edu.br/identidade-visual.
- Quem pode solicitar: servidores e estudantes
- Prazo: 1 turno (das 8h às 13h e das 13h às 18h), em dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Solicitação de uso da marca UFCSPA”
Editoração eletrônica
Projeto gráfico e diagramação de livros, relatórios ou jornal Panorama. A Ascom não realiza editoração de material para uso em atividades didáticas.
- Quem pode solicitar: conselhos superiores, reitoria, pró-reitorias, assessorias da reitoria, departamentos administrativos
- Prazo: a partir de 1 dia útil (antecedência mínima para solicitação), dependendo das especificidades da peça
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Editoração”
Inclusão/Alteração de conteúdo do site
Alteração do conteúdo das páginas do site da UFCSPA. Caso se trate de publicação de notícia ou banner, alteração na estrutura do site (novas páginas, links, botões…) ou notificação de link quebrado, utilize o formulário PI correspondente.
- Quem pode solicitar: reitoria, pró-reitorias, chefes de departamento, coordenadores de curso e organizadores de evento
- Prazo: 1 turno (das 8h às 13h e das 13h às 18h), em dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no caso de conteúdos relacionados às pró-reitorias, enviar e-mail para os editores responsáveis pelo conteúdo. Em caso de dúvida, entre em contato com a pró-reitoria correspondente. No caso de páginas alimentadas pela Ascom, preencher o formulário correspondente no PI - "Inclusão/alteração de conteúdo do site"."
Alteração no site (estrutura)
Criação, alteração ou exclusão de página, link, botão, menu, módulos (lista de conteúdo relacionado, widgets...) ou atalhos para redirecionamento no site da UFCSPA. Para alteração de conteúdo, veja acima "Alteração de conteúdo do site".
- Quem pode solicitar: reitoria, pró-reitorias, editores do site
- Prazo: 1 dia útil
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Alteração de estrutura do site”
Notificação de link quebrado
Notificação de link (endereço de página) do site da UFCSPA que não pode ser encontrado ao ser clicado ou digitado.
- Quem pode solicitar: qualquer pessoa
- Prazo: 1 turno (das 8h às 13h e das 13h às 18h), em dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Notificação de link quebrado”
Solicitação de acesso de editor
Inclusão, alteração ou exclusão de acesso de editor do site ou de permissão a páginas e/ou categorias para editores existentes.
- Quem pode solicitar: reitoria e pró-reitorias
- Prazo: 2 dia úteis
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Solicitação de acesso de editor do site”
Publicação de anúncio/banner no site
Veiculação de anúncios/banners no site da UFCSPA.
- Quem pode solicitar: servidores e bolsistas de apoio técnico e, em casos especiais, estudantes autorizados representando projetos.
- Prazo: 2 dias úteis
- Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Publicação de anúncio no site”





