Pedido de Divulgação (notícia e redes sociais)

  • Notícia

    Publicação de notícia, mediante análise e cumprimento dos critérios jornalísticos de relevância institucional, atualidade temporal, impacto e necessidade de abrangência de público, de modo que a solicitação de notícia não obriga a sua publicação. Para publicação no site da UFCSPA, a notícia cumprirá critérios jornalísticos de distribuição:
  1. Notícias de capa: notícias de grande impacto para comunidade interna E externa, que possam atingir um grande número de pessoas (mais de 1.000 pessoas).
  2. Notícias (botão “Mais notícias”, embaixo das notícias de capa): notícias para comunidade interna E externa que atinjam um número limitado de pessoas.
  3. Notícias segmentadas: notícias de interesse para estudantes, professores, técnicos administrativos, egressos, fornecedores e governo/sociedade, ou a combinação desses.
  • Publicação em redes sociais
    Publicação de card, texto, vídeo, notícia, evento em redes sociais institucionais, conforme critérios de comunicação. A publicação em canais e perfis de cursos, programas ou ligas deve ser solicitada diretamente às coordenações. Caso seja necessário elaborar card, vídeo ou notícia, estes deverão ser solicitados, via PI, em pedido específico.

  • Inclusão no UFCSPA Informa
    Publicação de resumo da divulgação com ou sem link para notícia no site institucional de assuntos do momento, que irão ocorrer ou eventos com inscrições abertas no período. Será enviado semanalmente via e-mail institucional.

Quem pode solicitar: qualquer membro da comunidade acadêmica
Prazo: 3 horas (antecedência mínima para solicitação). As divulgações são publicadas em dias úteis, das 9h às 18h, para as solicitações recebidas com, no mínimo, três horas de antecedência. As solicitações recebidas com antecedência inferior poderão ser publicadas até as 18h do dia útil seguinte. Para notícias de grande vulto (reportagem), o prazo aumenta para até 7 dias, devido à demanda por pesquisa e entrevista).
Caso haja fotografias sobre o fato (em formato JPG ou PNG, com no mínimo 500kb), devem ser incluídas na solicitação.
Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Pedido de divulgação (notícias/redes sociais)"

Envio de mensagem por WhatsApp/ E-mail Institucional

E-mail: Envio de e-mail para contas @ufcspa de estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, residentes, docentes, técnicos administrativos, bolsistas de apoio técnico e/ou terceirizados. Mensagens com o mesmo público podem ser agrupadas em um e-mail único. Não há ainda opção de enviar mensagem para apenas um curso de graduação ou pós-graduação.

WhatsApp: Envio de mensagem via whatsapp para os seguintes grupos, conforme o interesse da mensagem: professores, técnico-administrativos e bolsistas de apoio técnico, alunos de graduação (1, 2 e 3) e alunos de pós-graduação.

  • Quem pode solicitar: Apenas membros de reitoria, vice-reitoria, pró-reitorias, chefes de departamento administrativos, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e demais órgãos internos estratégicos da universidade, sob autorização da pró-reitoria de origem
  • Prazo: 1 turno (das 8h às 13h e das 13h às 18h), em dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
  • Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Envio de mensagem”
  • Critérios: apenas mensagens de grande interesse para os públicos serão enviadas, a fim de manter o enfoque nas informações mais relevantes. Não serão enviados pedidos de participação em pesquisas. A definição dos grupos a quem serão enviadas as mensagens cabe unicamente à Ascom, mas os solicitantes podem sugerir os grupos de envio.

Sugestão para o Panorama UFCSPA

O Panorama UFCSPA é o jornal da universidade. Ele é publicado de forma impressa e digital. As notícias e reportagens nele publicadas são maiores e com um prazo de interesse ampliado em relação às publicadas diariamente no site institucional. O Panorama é o veículo ideal para publicação de descobertas de pesquisa, novidades da universidade que irão impactar toda a comunidade acadêmica e temas voltados para a sociedade.

As sugestões poderão publicadas ou não, mediante análise e cumprimento dos critérios jornalísticos de relevância institucional, atualidade temporal, impacto e necessidade de abrangência de público. O envio da sugestão não obriga a Ascom a sua publicação.

  • Quem pode solicitar: qualquer membro da comunidade acadêmica
  • Prazo: O Panorama UFCSPA é trimestral, a coleta de pautas para as próximas edições iniciam imediatamente após a publicação da edição mais recente. Caso a sugestão chegue após as pautas da edição já estarem fechadas, a sugestão será incluída na lista para as próximas edições, caso o conteúdo possa esperar. Caso não seja possível aguardar uma nova edição, a notícia será publicada no site institucional. Caso haja fotografias sobre o fato (em formato JPG ou PNG, com no mínimo 500kb), devem ser incluídas na solicitação.
  • Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Sugestão para o Panorama UFCSPA"

Divulgação científica

Ao publicar um artigo em um periódico acadêmico (ou após a defesa de dissertação ou tese), um pesquisador da universidade (professor ou pós-graduando) pode solicitar a divulgação de uma notícia a respeito de sua pesquisa. Para tanto, é necessário responder as questões do formulário de forma coloquial, para facilitar o entendimento por parte do público leigo. A divulgação científica tem como objetivo aproximar as pesquisas desenvolvidas na universidade da sociedade em geral.

  • Quem pode solicitar: pesquisadores da UFCSPA
  • Prazo: os pedidos de divulgação devem ser realizados o mais brevemente possível após a publicação do artigo ou defesa de dissertação/tese. Não serão realizadas divulgações de materiais publicados há mais de dois meses do pedido de solicitação de divulgação científica.
  • Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Divulgação científica" 

Inclusão/alteração de banco de fontes 

Inclusão, alteração ou exclusão de dados de contato de docentes da UFCSPA como fontes de informação para a imprensa, de acordo com área de interesse ou atuação.

  • Quem pode solicitar: docentes
  • Prazo: 2 dias úteis (antecedência mínima para solicitação)
  • Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Inclusão/alteração de banco de fontes”  

Solicitação de fonte (imprensa) -  (interno Ascom)

Solicitação de contato de docentes ou gestores da universidade como fontes de informação para a imprensa, de acordo com área de interesse ou atuação.

  • Quem pode solicitar: Ascom, a partir de contato de veículos de comunicação
  • Prazo: 2 horas, em dias úteis, das 9h às 18h (antecedência mínima para solicitação)
  • Como solicitar: no PI, preencha o formulário “Solicitação de fonte (imprensa)”