Professora Janine Bargas é a nova Assessora Especial de Comunicação Social da UFCSPA.

A professora Janine Bargas é a nova Assessora Especial de Comunicação Social da UFCSPA. Vinda da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a docente irá realizar a cordenação da Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom) da unversidade. Vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria, a Ascom é um orgão estratégico da universidade composto atualmente por seis servidores técnico-administrativos, uma bolsista de apoio técnico e um estagiário, nas áreas de jornalismo, programação visual, fotografia e tradução em Libras.

Janine é graduada em jornalismo, mestra em Sociologia pela UFPA e doutora em Comunicação Social pela UFMG. Trabalhou no mercado da comunicação, especialmente na área de assessoria de imprensa e televisão. Foi assessora de Comunicação da Unifesspa de 2020 a 2023. Integra a direção do Colégio de Gestores de Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom/Andifes), nas gestões 2022 e 2023. É também pesquisadora, atuando na área de Comunicação e Política.

A professora Janine traz como propostas para a nova gestão da Ascom: a comunicação na perspectiva relacional e não instrumental, a comunicação como linha de gestão, o conceito de universidade como parte da sociedade e o fortalecimento da imagem institucional, através da promoção da comunicação pública e da comunicação científica.

Além da mudança de gestão, a Ascom também passará por uma mudança de espaço físico. O setor irá ocupar, a partir desta sexta-feira, 18, a sala 500B do prédio 1. O telefone e o e-mail de contato permanecem os mesmos: 51 3303-8754 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mudança também nas opções do PI

A partir desta sexta-feira, 18, os pedidos de divulgação institucional realizados via Sistema de Pedidos Interno (PI) passam a ter uma única opção de solicitação. Ao invés de pedir separadamente notícia e envio de mensagem, o pedido de "Divulgação jornalística" reúne tais modalidades e amplia, podendo incluir, em casos de eventos, pedido de criação de material gráfico e de cobertura fotográfica, todos no mesmo pedido.

A medida irá permitir à Ascom tomar a decisão sobre a melhor forma de divulgação dos comunicados, otimizando o alcance das publicações, facilitando a realização de solicitação por parte da comunidade acadêmica e evitando retrabalho. O pedido de "Divulgação jornalística" deverá ser solicitado no PI, selecionando-se as opções Ascom e depois Jornalismo no menu à esquerda da tela.