O concerto América Latina, apresentado pelo Coral Virtual UFCSPA em 2021, adentra na cultura colombiana com a cumbia El Pescador. O lançamento desta sexta-feira, 16, está disponível no YouTube do Coral UFCSPA e nas redes sociais do Núcleo Cultural. Composta por José Barros, recebe o arranjo do regente Marcelo Rabello dos Santos, a partir da interpretação de Totó la Momposina.

A canção do concerto América Latina é uma cumbia, estilo musical surgido na Colômbia e disseminado por vários países latino-americanos, um dos principais marcos da expressão africana na América.

O compositor, José Benito de Barros Palomino (1915-2007), foi um importante músico colombiano autor de mais de 700 obras em gêneros como cumbia, porro, merengue, currulao, paseo, bolero e tango. Em 2015, o Ministério da Cultura da Colômbia, em comemoração aos 100 anos de nascimento do compositor, fez uma votação para eleger as cinco canções favoritas da população. Uma das mais votadas foi El Pescador.

A apresentação do Coral é inspirada na interpretação de outro ícone colombiano, a cantora Totó la Momposina. A canção fez sucesso na voz de Sonia Bazanta Vides, a Totó. Nascida em 1940, em uma família de músicos, desde cedo aprendeu a cantar e dançar e tornou-se uma das principais difusoras da cultura do país. Em sua trajetória, estão sete indicações ao Grammy Latino, das quais ganhou três, e uma indicação ao Grammy Americano. Em 1982, se apresentou durante a entrega do Prêmio Nobel de Literatura ao escritor Gabriel García Márquez. Em 2013 recebeu o Prêmio Trajetória do Grammy Latino.

O Coral Virtual UFCSPA integra o projeto Conexão Cultura promovido pelo Núcleo Cultural da universidade. Todas as canções podem ser conferidas nos canais de YouTube do Coral e do Núcleo.