O pensamento da filósofa, antropóloga e ativista Lélia González foi tema da segunda edição do projeto Conexões Negras, na sexta-feira (03), no canal do Núcleo Cultural no YouTube. A segunda edição contou com a apresentação da historiadora e doutoranda em Educação Tanise Medeiros que falou sobre a importância da obra de Lélia para a compreensão da realidade brasileira. “O pensamento de Lélia é conjunto, pois abarca diferentes áreas do conhecimento: história, filosofia, antropologia, às ciências sociais e até mesmo a psicanálise”, explica. Tanise aprofundou, mais especificamente, o livro “Por um feminismo afro-latino-americano”, uma coletânea de textos, organizados por Márcia Rios e Flávia Lima.

A pesquisadora destacou a noção de “amefricanidade”, importante no pensamento de Lélia, que critica os conceitos: “afroamericano” e “América”, ao se referirem, exclusivamente aos Estados Unidos, demonstrando uma posição imperialista deste país.

Tanise acrescenta que “amefricanidade” trabalha com a ideia de uma unidade fundamental e histórica dos povos que habitam o continente americano, tanto os povos trazidos da África quanto os que já existiam, antes da invasão europeia. Assista ao vídeo disponível no canal do Núcleo Cultural no YouTube .

O projeto do Geab (Grupo de Estudos Afro-brasileiros), em parceria com o Núcleo Cultural, quer contribuir para fomentar a educação antirracista, fortalecer as políticas afirmativas na universidade e estimular novos pontos de vista, livres de preconceito.

Não perca! Toda sexta é dia de Conexões Negras.