Desde sua fundação, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PPGPS/UFCSPA) tem buscado estabelecer, ampliar e consolidar pesquisas e atividades de extensão com vistas à inserção social, internacionalização e desenvolvimento sustentável, formando pesquisadores éticos e comprometidos com o desenvolvimento científico do país. Diversas atividades desenvolvidas pelo programa têm se dedicado a ampliar o impacto do PPG para além dos limites acadêmicos, alcançando também a comunidade como um todo. Esta página é dedicada a apresentar algumas das atividades desenvolvidas pelo programa nos últimos anos que merecem destaque quanto ao seu potencial de inserção social.

Produções inovadoras desenvolvidas no PPGPS:

How do machine learning models perform in the detection of depression, anxiety, and stress among undergraduate students? A systematic review

O estudo, desenvolvido pela Profa. Caroline Reppold com alunos e pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica, traz uma inovação metodológica significativa e foi publicado em uma revista de alto impacto (A1; FI=1,9). Nos últimos anos, algoritmos de aprendizagem de máquina têm sido amplamente utilizados na detecção de transtornos mentais, permitindo a análise de grandes volumes de dados em tempo real. Estudantes universitários são uma população que se beneficiou desses algoritmos, e estudos têm avaliado a performance de modelos de aprendizagem de máquina na saúde mental desse público. Contudo, até 2023, não havia revisões sistemáticas que sintetizassem os benefícios e desafios desses modelos na avaliação da saúde mental desse grupo. Esta revisão analisou publicações internacionais sobre a aplicação da aprendizagem de máquina na detecção de distresse psicológico entre universitários. Os resultados mostraram que a maioria dos modelos avaliados apresentou desempenho satisfatório na identificação de depressão, ansiedade e estresse, embora geralmente se baseassem em critérios diagnósticos frágeis, utilizando instrumentos de autorrelato e sem triangulação de informações. A pesquisa destaca que dados não convencionais, como informações fisiológicas, padrões de escrita em redes sociais e dados sanguíneos, podem ser eficazes na classificação do distresse psicológico. Este trabalho possui potencial impacto social ao sugerir que esses algoritmos podem ser integrados à saúde pública; econômico, pois permite a detecção em larga escala de forma rápida; e profissional, por apresentar uma ferramenta valiosa para os cuidados em saúde mental.

Referência:
Schaab, Calvetti, Hoffmann, Diaz, Rech, Cazella, Stein, Barros, Silva, & Reppold (2024). How do machine learning models perform in the detection of depression, anxiety, and stress among undergraduate students? A systematic review. Cadernos de Saúde Pública. https://doi.org/10.1590/0102-311XEN029323 

National Institute of Mental Health Life Chart Method – Self/Prospective (NIMH-LCM-S/P™): translation and adaptation to Brazilian Portuguese. Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Trata-se de uma publicação derivada de uma parceria com dois pesquisadores da PUCRS para desenvolvimento do TCC de graduação de um aluno da UFCSPA orientado pela profa. Gabriela Wagner. O trabalho produziu a adaptação e tradução de um aplicativo de automonitoramento de humor para o português brasileiro, além da construção de uma guia para o uso, o qual foi avaliado pela população alvo e por profissionais de saúde mental. Trata-se de uma produção tecnológica com inovação em termos de aplicação e alto potencial de impacto social, pois pode ser utilizado tanto em contextos gerais como clínicos e de pesquisa, possibilitando, por exemplo, a avaliação de intervenções mais complexas. O aplicativo Afetivo esteve disponível nas lojas da Apple e do Android por algum tempo e, atualmente encontra-se acessível em um repositório GitHub. No repositório pode ser obtido todo o código-fonte e uma versão para Android que pode ser instalada diretamente no celular. O artigo foi publicado em revista com FI=2,1 e já teve quase 2000 downloads, conforme estatísticas da base Scielo. 

Referência:
Costa, Müller, Irigaray, & Wagner (2022). National Institute of Mental Health Life Chart Method – Self/Prospective (NIMH-LCM-S/P™): translation and adaptation to Brazilian Portuguese. Trends in Psychiatry and Psychotherapy. https://doi.org/10.47626/2237-6089-2020-0140

Effects of musical improvisation as a cognitive and motor intervention for the elderly.

O artigo, originado da dissertação de mestrado de Marcelo Rabello dos Santos, publicado em 2021, foi reconhecido pela Scielo como um trabalho de destaque para a pesquisa em ciências humanas no Brasil, ganhando visibilidade por meio de diversas publicações no Blog da editora. Realizado em parceria com uma associação de funcionários aposentados da prefeitura de Gravataí, o estudo transcende o âmbito acadêmico, assumindo um caráter de inclusão social e extensão comunitária ao envolver diretamente um grupo muitas vezes marginalizado em pesquisas científicas: idosos saudáveis. Além disso, o trabalho introduz no contexto brasileiro uma escala de avaliação de musicalidade pouco conhecida no país, mas amplamente utilizada internacionalmente em estudos relacionados à música, ampliando as possibilidades de pesquisa nessa área no Brasil. Publicado em uma revista de alta qualidade, classificada como Qualis A1, o artigo tem gerado significativo interesse, com diversas consultas por e-mail sobre a metodologia e convites para colaborações, reforçando sua relevância e impacto tanto acadêmico quanto social.

Referência:
Santos, Krug, Brandão, de Leon, Martinotto, Fonseca, Brasil, Machado, & Oliveira (2021). Effects of musical improvisation as a cognitive and motor intervention for the elderly. Estudos de Psicologia, 38. https://doi.org/10.1590/1982-0275202138e190132 

Estudos Psicométricos da Versão Brasileira da Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale (IMP)

A primeira autora do artigo foi egressa do Programa e o trabalho decorre da colaboração das professoras Janaína Pacheco e Caroline Reppold, do PPG, com o professor Felipe Valentini (PPG Psicologia da Universidade de São Francisco) e representante da International Test Comission no Brasil. O estudo apresenta a adaptação para a população brasileira da Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale (IMP). Os resultados indicaram que os itens apresentaram composição fatorial adequada, e a escala demonstrou boa consistência interna. Mindfulness é a habilidade de estar consciente daquilo que ocorre no aqui-e-agora, de reconhecer sentimentos e pensamentos sem críticas ou reações automáticas. Mindful parenting é a habilidade mindfulness aplicada ao contexto de parentalidade, ou seja, prestando atenção nos filhos e na própria parentalidade de forma intencional, não-julgadora e centrada no presente. Estudos empíricos têm evidenciado que níveis mais altos de mindful parenting aparecem associados à maior qualidade da relação entre pais e filhos, com satisfação parental, com um melhor funcionamento psicossocial de crianças e adolescentes, níveis mais baixos de sintomas psicopatológicos dos pais e menos problemas psicológicos e comportamentais nos filhos. Com base nesses dados e na ausência de instrumentos de avaliação de Mindful Parenting, a IMP adaptada para a população brasileira permite a avaliação em estudos transversais, bem como em avaliações de intervenções psicológicas que visem desenvolver a habilidade mindful no contexto da parentalidade. O produto deste trabalho integra aspectos de avaliação e intervenção, o que indica bom potencial de aplicabilidade em contextos clínicos e adere a Linha de Pesquisa 1 do PPG, que as pesquisadoras envolvidas se vinculam.

Referência:
Veronez, Valentini., Reppold, & & Pacheco (2021). Estudos Psicométricos da Versão Brasileira da Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale (IMP). Psico-usf, 26(2), 369–380. https://doi.org/10.1590/1413-82712021260214 

Registro de Software (Plataforma TRIAUDIO)

Este produto, aderente Linha Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento, possui interface com as políticas de saúde integral na primeira infância e foco no desenvolvimento infantil precoce. O TRIAUDIO possibilita a criação de um banco de dados para monitoramento da saúde auditiva neonatal, com potencial de implantação em toda a rede pública de saúde do país. O caráter inovador deste produto tecnológico é expresso pelo registro de propriedade intelectual do software. A plataforma TRIAUDIO permitirá otimizar o uso de recursos públicos de saúde, considerando não haver nenhum sistema unificado para esse acompanhamento até então. A partir de seu uso, o monitoramento do acompanhamento auditivo dos bebês será eficiente, garantindo a continuidade das intervenções indicadas. É destinado a profissionais da Fonoaudiologia, que devem receber um treinamento breve para o seu uso. Tem potencial de impacto na prática profissional, oportunizando tanto o registro dos atendimentos, para monitoramento do acompanhamento auditivo precoce, quanto o mapeamento do uso de recursos de saúde, para profissionais e gestores. A sua criação derivou de demandas identificadas em um hospital público materno-infantil. A plataforma foi desenvolvida de modo interdisciplinar por três docentes da UFCSPA (PPG-PSICO E PPG-TIG), uma aluna de Doutorado (PPG Ciências da Saúde) e um bolsista de IC (Curso Informática Biomédica), durante 4 anos. Artigos associados a esse produto foram publicados em revistas de impacto ao longo do quadriênio.

Referências:
https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2021.104435 
http://https://www.scielo.br/j/codas/a/PdLtdZJDHvkTwDDyP6ZL7vq/?format=pdf&lang=pt 
https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/pdf/10.1055/s-0043-1776703.pdf 

The Ecuadorian Version of the Burnout Assessment Tool (BAT): Adaptation and Validation. International journal of environmental research and public health.

O estudo, derivado da dissertação de uma egressa equatoriana, bolsista do PAEC, levantou evidências de validade da Burnout Assessment Tool (BAT) para a população do Equador. O instrumento, até então inédito naquele país, se baseia em teoria inovadora para detecção precoce de sinais e sintomas do burnout, apresentando maior acurácia e sensibilidade diagnóstica do que outras medidas disponíveis. O artigo é uma das primeiras publicações desenvolvidas no âmbito do consórcio internacional de pesquisa liderado pelos profs. Wilmar Schaufeli (Utrecht University) e Hans De Witte (Katholieke Universiteit Leuven), referências mundiais na área, o qual inclui pesquisadores de 32 países, com a participação da profa Ana Vazquez. A partir de rigorosa metodologia, os resultados do artigo comprovam a nova teoria do burnout e demonstram indícios consistentes de qualidade psicométrica da BAT. A BAT avalia o burnout como estado de exaustão associado ao distanciamento mental e ao prejuízo de processos cognitivos e emocionais. É uma ferramenta com alto potencial de impacto social voltada para orientar políticas públicas e ações de proteção psicossocial ao burnout, já que possibilita a identificação precoce do burnout e pode contribuir para o bem-estar da população, na redução afastamentos, absenteísmo e rotatividade, gerando economia para empresas e sistemas de saúde. A BAT mostrou-se uma ferramenta eficaz para as estratégias de proteção psicossocial e intervenções, sendo inovadora e gratuita, pois pode ser utilizada por diferentes profissionais, gestores e serviços de saúde que buscam promover ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. A BAT representa um avanço significativo para a área, consolidando-se como uma ferramenta essencial na avaliação e intervenção do burnout.

Referência:
Vinueza-Solórzano, Portalanza-Chavarría, Freitas, Schaufeli, De Witte, Hutz, & Souza Vazquez (2021). The Ecuadorian Version of the Burnout Assessment Tool (BAT): Adaptation and Validation. International journal of environmental research and public health. https://doi.org/10.3390/ijerph18137121 

Microanalytic Method to Investigate the Training of Psychotherapy Skills and Narrative-Emotion Processes

O artigo publicado em revista A1 nacional deriva de um projeto de pesquisa sobre desenvolvimento de habilidades psicoterapêuticas via Sistema de Codificação Narrativa NEPCS 2.0, traduzido e adaptado para o português pelas professoras Lucia Stenzel e Lynne Angus (York University, Canadá). O método microanalítico apresentado está na perspectiva êmica de pesquisa clínica, focando na análise sequencial dos processos comunicacionais, narrativos e linguísticos. O trabalho é inovador no Brasil, especialmente na psicoterapia humanista, onde a aplicação de modelos de codificação narrativo-emocionais é incipiente. O estudo foi apresentado no 55º Encontro Internacional Anual da Society for Psychotherapy Research, na Universidade de Ottawa. A produção pode aprimorar programas de treinamento e formação de psicoterapeutas, destacando a criação de materiais para replicação da metodologia em outros contextos de formação clínica. A colaboração com pesquisadores internacionais permitirá análises transculturais e adaptação dos instrumentos ao contexto brasileiro. O trabalho fortalece as teorias humanistas no Brasil e amplia as possibilidades metodológicas voltadas ao ensino e pesquisa em psicologia. Evidências do impacto dessa produção são premiações de trabalhos baseados nesse estudo. Em 2024, os bolsistas Samuel Teixeira e Taina Angela Reinke receberam prêmios Student Grant Awards da Divisão 29 da American Psychological Association (APA) com trabalhos apresentados e a mestranda Lara Wayne foi premiada no IV Taller latinoamericano de investigación en depresión: desafios emergentes para latinoamérica pela apresentação de seu projeto de dissertação, vinculado à temática do artigo.

Referência:
Stenzel (2024). Microanalytic Method to Investigate the Training of Psychotherapy Skills and Narrative-Emotion Processes. Psicologia: Teoria e Pesquisa. https://doi.org/10.1590/0102.3772e40406.en 

Adaptation and validity of the Trait Meta-Mood scale for Brazilian adolescents

Trata-se do estudo de adaptação e de evidências de validade da estrutura interna da primeira escala que avalia habilidades de inteligência emocional em adolescentes brasileiros, representando um impacto tecnológico. A escala TMMS é uma das mais utilizadas para medir inteligência emocional com adaptações em vários países. O estudo, liderado pela Profa. Sheila, reflete a parceria consolidada com a profa. Mary Sandra Carlotto (UNB) e com a profa. Rosario Cabello e o prof. Pablo Fernández-Berrocal, ambos da Universidade de Málaga, na Espanha, e autores da versão reduzida da TMMS que foi adaptada. O estudo se destaca pela robusta amostra empregada (4681 estudantes de 86 municípios do RS) e por ter seguido rigorosamente as diretrizes ITC para avaliação de instrumentos. As análises demonstraram sólidos indícios de validade da TMMS-24 entre adolescentes brasileiros. O impacto social do estudo relaciona-se à possibilidade de empregar o instrumento nos âmbitos da pesquisa, da clínica e das escolas, sendo um recurso para entender e intervir na promoção do bem-estar e da saúde de adolescentes, diminuindo gastos públicos. Publicado em uma revista A1 com FI 2,6, o artigo já teve quase 800 downloads e 5 k de visualizações.

Referência:
Câmara, S. G., Carlotto, M. S., Cabello, R., & Fernández-Berrocal, P. (2023). Adaptation and validity of the Trait Meta-Mood scale for Brazilian adolescents. Frontiers in psychology, 14, 1058426. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1058426 

 

Produtos técnicos ou tecnológicos de destaque com impacto social:

Bateria Multidisciplinar de Triagem do Desenvolvimento Infantil 

Desenvolvida pelas Profas. Caroline Reppold e Adriana Serafini, em colaboração com alunos de IC, mestrado e doutorado do Grupo de Pesquisa, é uma tecnologia social desenvolvida para serviços de atenção primária à saúde e à educação. A Bateria visa a avaliar, de forma independente e dimensional, construtos relativos a três diferentes áreas do desenvolvimento infantil: linguagem, funções executivas e habilidades motoras. Destina-se a crianças de 6 a 8 de idade (período pré-escolar). Os estudos que subsidiaram a criação da Bateria envolveram a orientação de alunos da Profa Caroline no PPG Ciências da Saúde (1 tese), Ciências da Reabilitação (1 tese) e Psicologia e Saúde (1 dissertação), demonstrando o caráter interdisciplinar das pesquisas. A construção da bateria seguiu rigorosos procedimentos psicométricos (https://doi.org/10.15689/ap.2022.2102.20784.03) e diversas publicações demonstram as evidências de validade dos instrumentos e suas qualidades psicométricas. Um exemplo é o artigo de Kato et al. (2023), publicado na BMC Psychology (FI=2,7), que tem uma egressa do PPG como coautora (https://doi.org/10.1186/s40359-023-01373-2). A Bateria possui alto potencial de impacto para as políticas públicas e para o SUS, uma vez que oferece uma ferramenta padronizada para a avaliação do desenvolvimento infantil e para a identificação precoce de casos de desenvolvimento atípico, que podem ser encaminhados para intervenções adequadas. No Brasil, a escassez de instrumentos padronizados de baixo custo para avaliar habilidades relativas ao desenvolvimento infantil acarreta dificuldades na identificação de atrasos e, consequentemente, na intervenção precoce, o que justifica a alta demanda pelo produto. A Bateria é inovadora por ser um instrumento gratuito, a ser utilizado por profissionais com diferentes formações. O produto é altamente complexo e replicável.  

Escala de Clima Organizacional 

Desenvolvida para a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão do RS (SPGG-RS) pela prof. Dra. Ana Vazquez, trata-se de uma tecnologia social para uso em ações de gestão que integram clareza, coerência, justiça social e tomada de decisão com transparência e baseada em evidências. A escala avalia o clima organizacional pela percepção de características institucionais em ações concretas ressignificadas por seus membros. A elaboração envolveu um estudo no PPG com participação de uma bolsista IC e seguiu rigorosos procedimentos psicométricos (https://l1nk.dev/VBFWe). Participaram da etapa de construção de itens servidores da SPGG e da Secretaria de Cultura. Foi desenvolvida para SPGG para medir aspectos únicos da instituição e em seus diferentes órgãos estaduais, para abrangência regional. Foi solicitada como replicabilidade da intervenção no Tribunal Regional Eleitoral do RS, adaptadas às construções singulares desta pesquisa e visando o potencial de ampliação para outras secretarias e órgãos estaduais. Quanto ao impacto social, a SPGG/RS integrou dimensões de pluralidade e inclusão, diversidade, transparência, escuta ativa e inovação neste instrumento, de forma diferenciada a outras escalas de clima. O desenvolvimento desta medida integrou formação de recursos humanos em nível estadual, por meio da avaliação psicológica e da intervenção baseada em evidência. Além do impacto local nas Secretarias, há potencial para embasar estratégias e ajustes de rotas na gestão de pessoas na SPGG. Esta escala de clima é uma importante ferramenta padronizada que integra a possibilidade de dar voz aos servidores públicos na promoção da saúde mental no trabalho. Esta escala representa um instrumento psicométrico customizado com inovação na combinação de conhecimentos para a produção de uma tecnologia social efetiva aos desafios da SPPG.

Protocolo de Intervenção Psicossocial no Pré-Natal

O desenvolvimento deste protocolo está atrelado à linha "Processos Psicossociais, saúde e desenvolvimento", contribuindo com a qualificação do pré-natal no SUS, a partir da inserção de aspectos psicossociais no atendimento à gestante e aprimoramento dos trabalhadores em saúde. O protocolo teve por objetivo implementar um programa de atenção à saúde materno infantil, através de oficinas, com foco em aspectos psicossociais e de direitos voltados ao ciclo-gravídico puerperal com gestantes em acompanhamento pré-natal. Também buscou capacitar os trabalhadores desta política, ampliando as ações no sentido da superação da lógica clínico-obstétrica de atendimento. Entende-se que este protocolo contribui diretamente para a qualificação de recursos humanos no SUS, pois qualifica o atendimento em saúde, atuando num problema crônico existente no setor: a baixa/inexistente abordagem de aspectos psicossociais nos atendimentos pré-natais. O impacto econômico pode ser considerado a partir da redução da necessidade de atenção especializada e agravos de saúde, através da redução de sofrimento psíquico neste período e favorecimento das relações familiares e interpessoais. Enquanto impacto profissional, contribui para revisar a atuação profissional e introduzir mudanças na intervenção no pré-natal. A abrangência se deu em nível local, mas, considerando a sua replicabilidade, a partir da disponibilidade e interesse de outros gestores de outras regiões, tem potencial para ampliação nacional. Em termos de complexidade, este protocolo originou-se do PET Rede Cegonha, transformou-se em um projeto de extensão aplicado por mais de 6 anos em Porto Alegre e está relacionado a duas dissertações de mestrado defendidas no PPG-PSICO, que objetivaram validar sua proposta. A demanda para a sua construção foi identificada a partir de atuação direta no território e a realização de pesquisas. Envolve inovação metodológica, de aplicação e de abordagem, ao introduzir aspectos psicossociais no pré-natal.

Protocolo de Intervenção Psicoeducativa em Grupo com Homens Autores de Violência Contra a Mulher (GPHAV) 

Este produto vem sendo desenvolvido desde 2019 pelo Grupo de Pesquisa Famílias & Contextos da profa Mariana Boeckel. O projeto partiu da parceria interinstitucional entre a UFCSPA e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) que visa o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, em particular, intervenções psicológicas de acolhimento e atendimento em grupo de homens usuários de dois Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Porto Alegre. O protocolo inclui encontros entre o grupo de pesquisa e o TJRS visando a discussões teóricas e práticas, bem como o encaminhamento dos homens acusados de violência contra a mulher, enquadrados na Lei n. 11.340/2006 (Maria da Penha) para participação no protocolo. O desenho inicial do GPHAV era de grupo fechado e presencial, composto de 12 encontros semanais de duração máxima de até 1h30 cada. Com a pandemia da COVID-19, o modelo do grupo foi adaptado para aplicação on-line. Nesta modificação, o protocolo foi reduzido para ocorrer em nove encontros de até 1h45min cada. Os encontros envolvem discussões sobre aspectos sociais, relacionais e individuais associados à violência por parceiro íntimo de forma integrada, pontuando, ao longo do processo, a responsabilização dos participantes no fenômeno. São trabalhadas temáticas como gênero e sociedade, vida a dois, violência, estratégias de resolução de conflitos, o reconhecimento e manejo de emoções e a responsabilização pelos atos violentos. Já foram realizadas 13 edições do GPHAV, contemplando aproximadamente 100 homens de diferentes idades, ocupações, escolaridades e níveis socioeconômicos. Com base nos dados da aplicação do Protocolo foram produzidas sete dissertações junto ao Programa, além de sete Trabalhos de Conclusão de Curso de Psicologia. Foram publicados até o momento três capítulos de livro e quatro artigos científicos.

Aplicativo “Aviãozinho”

O App é uma solução tecnológica desenvolvida para treino de controle de equilíbrio em crianças com paralisia cerebral, combinando exercícios de fortalecimento muscular com elementos motivacionais para a adesão às atividades terapêuticas. O produto se articula às linhas do Programa no que tange à inovação e à formação de recursos humanos qualificados em saúde, podendo ser empregado na capacitação de profissionais de cuidado especializado, incluindo psicólogos. O App promove impacto social ao qualificar o atendimento clínico, melhorando a eficácia do tratamento e a recuperação dos usuários. Gera impacto tecnológico, pois foi construído em código aberto e gratuito, sob responsabilidade da UFCSPA, com potencial de expansão para a rede pública. Com uma plataforma digital construída em Unity, o App possui abrangência internacional, podendo ser usado em qualquer país que disponha de aparelhos 3D com sensores de movimento. O produto tem potencial de expansão para outras áreas da reabilitação motora, desde que utilizado sob recomendação e supervisão de técnicos. A replicabilidade do aplicativo é viável em qualquer contexto que disponha de aparelhos 3D com sensores de movimento, permitindo sua adaptação a diferentes realidades e necessidades terapêuticas. O produto foi desenvolvido com tecnologia avançada, sendo uma solução interativa e personalizável, atendendo à demanda específica de profissionais de saúde que trabalham com crianças com PC. A necessidade por ferramentas inovadoras e eficazes no tratamento de PC justifica a demanda pelo App que está sendo testado e utilizado em parceria com pesquisadores da Universidade de Quebec (Canadá). O App representa um avanço tecnológico ao oferecer uma solução interativa para o treino de habilidades motoras em crianças com PC, preenchendo uma lacuna no mercado de tecnologias assistivas. Seu impacto está refletido nas publicações de impacto. https://doi.org/10.1089/g4h.2023.0030 

Criança feliz: Planejando ações com as famílias e as equipes de saúde

O produto consiste em um material instrucional em formato de curso online, para capacitação de visitadores do Programa Criança Feliz. O curso inclui fundamentos teóricos e práticos para o acompanhamento de crianças em desenvolvimento e orientação a suas famílias, proporcionando subsídios para a qualificação da assistência à primeira infância e promoção do desenvolvimento infantil. A proposta foi demandada pelo Ministério da Justiça e da Cidadania, com duração de dois anos e financiamento do CNPq. Envolveu 7 alunos de graduação, 2 de mestrado e 3 de doutorado da UFRGS, e 7 professores pesquisadores de Psicologia e Informática. Os impactos sociais, econômicos e tecnológicos referem-se ao potencial inovador de qualificar a formação dos visitadores, resultando em um olhar mais apurado para o desenvolvimento infantil e prevenção de situações de risco, especialmente na esfera emocional, que afetam a saúde da população e o uso de recursos de saúde voltados ao público infanto-juvenil. Trata-se de um produto de inovação metodológica e aplicada, com importante inserção social, permitindo a aplicação de evidências atuais na área do desenvolvimento infantil e de família em atividades práticas, com recursos limitados para a realidade de famílias vulneráveis. O produto tem alcance nacional, sendo usado na formação dos visitadores em todas as cidades onde o Programa está ativo. Em 2022, o Programa contava com 22.568 visitadores em mais de 3 mil municípios. O produto impacta na promoção do desenvolvimento infantil e amplia o alcance e a efetividade de políticas de assistência e saúde para a primeira infância. 

Aplicativo Eu + Compassivo:

O app Eu + Compassivo é uma intervenção mobile health baseada em princípios de autocompaixão voltada à promoção da saúde mental de universitários brasileiros. Estruturado em oito módulos temáticos, o app oferece vídeos, textos, áudios e exercícios de autocompaixão aplicados à vida universitária, com duração aproximada de 30 minutos por módulo, sugerindo a realização de dois módulos por semana ao longo de um mês. Desenvolvido, sob orientação da Profa. Caroline Reppold, por pesquisadores e alunos vinculados ao Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica, em parceria interdisciplinar com pesquisadores da UFCSPA, o projeto recebeu financiamento da CAPES (R$99.900,00). Estudo sobre adesão, satisfação dos usuários e usabilidade do app foi publicado na Frontiers in Psychology (FI=2,6; A1) e tem três egressas do PPG como coautoras. O estudo sobre efetividade está submetido. Evidências, inclusive de um ensaio clínico randomizado, revelaram que o app é efetivo na diminuição de sintomas de distresse psicológico e na melhoria da saúde mental positiva, especialmente em relação à autocompaixão. O desenvolvimento do app foi premiado como melhor pôster no IV Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, em 2022. A ferramenta é escalável, permitindo acesso anônimo a milhares de usuários brasileiros com apenas um smartphone conectado à internet. Disponível de forma gratuita nas lojas Play Store e Apple Store, o app é uma inovação viável e replicável, de impacto social, científico, tecnológico e econômico. O Eu + Compassivo responde a uma demanda crescente por cuidados à saúde mental entre universitários no Brasil, que enfrentam altos índices de distresse psicológico e transtornos mentais comuns, especialmente após a COVID-19. No cenário internacional, é uma das primeiras intervenções de autocompaixão mobile health aplicadas à universitários, evidenciando a inovação do trabalho. O app possui registro de patente concluído no INPI (BR5120240051546) e está na vitrine tecnológica da UFCSPA.

Protocolo de Treinamento online em responsividade terapêutica:

O treinamento teórico-prático em responsividade baseia-se na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e no campo das terapias comportamentais contextuais. O Protocolo é constituído de três encontros online com duração de duas horas cada, divididos em dois encontros com momentos de explanação teórica sobre responsividade e intimidade e momentos de treinamento práticos e vivenciais das habilidades entre os participantes. Nos exercícios práticos, utiliza-se a plataforma online (Zoom), e as coordenadoras do treinamento fornecem orientações e tiram dúvidas. O protocolo tem por objetivo treinar habilidades de responsividade e de validação em psicoterapeutas. A literatura sobre processos comuns em psicoterapia tem indicado que essas habilidades psicoterapêuticas são fundamentais para a adesão ao tratamento, a constituição de uma aliança terapêutica produtiva e obtenção de resultados da intervenção. Considerando a literatura nacional, a produção deste Protocolo de Treinamento é inovadora e permite a sistematização no treinamento de psicoterapeutas, em uma intervenção breve, online, portanto acessível, gerando um impacto social (acesso a formação e qualificação de psicoterapeutas), tecnológico (sistematização de processos de treinamento, com possibilidade de replicação em outros contextos) e econômico (reduzindo custos no processo de qualificação dos profissionais). Até o momento, a abrangência foi local, restrita aos participantes dos dois estudos, mas a publicação do protocolo ampliará a abrangência a demais pesquisadores, psicólogos clínicos e centros de formação em psicoterapia. Este trabalho adere a Linha 1 do PPG e ao projeto de pesquisa “Estudos sobre componentes e construtos das Terapias Comportamentais” e atende a uma demanda por intervenções breves e acessíveis que contribuam para a formação e a qualificação de psicoterapeutas.

 

Ações de difusão de conhecimento de destaque:

Curso de Formação - Programa Question, Persuade, Refer (QPR) para o treinamento de Gatekeepers na prevenção ao suicídio na comunidade universitária da UFCSPA 

O Programa Question, Persuade, Refer (QPR) para o treinamento de Gatekeepers na prevenção ao suicídio na comunidade universitária da UFCSPA - O Question, Persuade, Refer (QPR) é o programa de prevenção de suicídio mais comumente utilizado no contexto universitário internacionalmente, o qual consiste em três passos que ensinam os indivíduos: (a) como perguntar se alguém está pensando em suicídio, (b) como persuadir a pessoa a buscar assistência profissional, (c) sobre as informações necessárias para encaminhar a pessoa aos recursos locais apropriados. Como parte de um projeto de extensão mais amplo, denominado Girassol, liderado pela Profa. Clarissa De Antoni, o curso teve 8 edições até 2022, atingindo um público total de mais 120 entre discentes, docentes e técnicos, o que demonstra seu grande impacto. O QPR foi traduzido e adaptado para a população brasileira pelo grupo de pesquisa, estudo e intervenção. Com abrangência local mas alto potencial de expansão e replicabilidade devido a possibilidade de oferta tanto presencial quanto online, o curso QPR demonstra aderência às linhas do Programa ao propor a disseminação de estratégias de prevenção ao suicídio para profissionais e discentes da área da saúde e comunidade universitária em geral. O curso de formação atendeu uma demanda importante da comunidade tanto em função de casos de suicídios que ocorreram em 2019 na UFCSPA como devido ao aumento dos riscos à saúde mental durante e após o período pandêmico. De modo pioneiro e inovador, o protocolo QPR Gatekeeper Training foi adaptado para uso no Brasil e passou por avaliação preliminar envolvendo duas dissertações de mestrado defendidas no PPG (Djúlia Cristine Pierozan e Lethicia Quadros Ribeiro) e, com o envolvimento de 4 alunos de iniciação científica voluntários.

IV (2021) e V Jornada de Análise do Comportamento (2024)

As Jornadas de Análise do Comportamento (JACs) são eventos científicos tradicionais da área de Análise do Comportamento realizados em diversas regiões do Brasil. A realização do evento "V JACRS - Aqui e agora: integrando indivíduo e sociedade sob o olhar da Análise do Comportamento" em 2024, resulta de um esforço da comunidade de analistas do comportamento do Rio Grande Sul para a divulgação da Análise do Comportamento, do Behaviorismo Radical e das Terapias Contextuais no Estado. A organização da Jornada foi realizada pela Liga de Psicologia Comportamental (vinculada ao Curso de Graduação em Psicologia da UFCSPA) e pelo Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Intervenções Comportamentais (NaPsic - UFCSPA, vinculado ao PPG), ambos coordenados pela professora Janaína Pacheco. A V Jornada de Análise do Comportamento do Rio Grande do Sul buscou promover um espaço dialógico tendo como eixo de discussão temas relacionados à clínica, sociedade e indivíduo desde o referencial da Análise do Comportamento; Facilitar o estabelecimento de conexões entre pesquisadores, profissionais e estudantes orientados pela Análise do Comportamento; Divulgar elementos do Behaviorismo Radical, da Análise do Comportamento e das Terapias Contextuais; Divulgar conhecimentos científicos produzidos pela Universidade, fomentando sua interlocução com a prática psicológica. A Jornada constitui-se em uma atividade de alto grau de disseminação do conhecimento, tendo como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e pesquisadores no nível local e regional. O impacto social do evento reside na formação de redes de analistas do comportamento, bem como na divulgação científica, qualificando a formação de estudantes e profissionais, e democratizando o acesso ao conhecimento. A divulgação do evento se deu pelas redes sociais da Lipsic e do NaPsic_UFCSPA. Foram ofertadas 100 vagas para participantes e todas foram preenchidas, refletindo a alta demanda da comunidade.

e-book “Habilidades para a vida: práticas da psicologia positiva para promoção de bem-estar e prevenção em saúde mental para além da pandemia”

Livro organizado pelas profs Caroline Reppold e Adriana Serafini, e Bruna Tocchetto, hoje egressa do PPG, tendo a participação de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doc do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica, além de profissionais e pesquisadores na área de Psicologia Positiva. Tem como (co)autores 03 professoras, 03 discentes e 03 egressos do PPG-Psico. O material foi elaborado com o propósito de compartilhar conceitos, exercícios e benefícios que a Psicologia Positiva pode trazer à saúde mental e ao bem-estar. Trata-se de um produto alinhado às duas linhas do PPG-Psico, por contemplar processos psicossociais, avaliação e intervenção psicológica. Busca promover a saúde mental com base em diferentes conhecimentos da área da Psicologia Positiva (PP). Construído durante o contexto da pandemia de COVID-19, é um material tecnológico inovador, pois aborda um evento sanitário mundial recente e apresenta, ao público leigo, conceitos e exercícios da PP para a promoção da saúde mental, a partir de estudos desenvolvidos no Laboratório. Tem impacto socioeconômico indireto, contribuindo para a promoção da saúde mental no contexto de isolamento social. Também contribui para a formação de recursos humanos e técnicos qualificados e para a formação de políticas específicas da área de Saúde Mental. Sua abrangência é nacional, mas seu potencial de impacto é internacional: está disponível gratuitamente no acervo digital da UFCSPA. A produção pode ser replicada e contextualizada a outras situações de promoção da saúde mental. A produção foi proposta a partir da identificação de uma demanda social no período da pandemia. É um produto inovador em termos de temática e de aplicação, por envolver tanto conhecimentos inéditos, relativos à pandemia, quanto aqueles pré-estabelecidos da PP. O livro contou com a apresentação do Prof. Leandro Almeida, demonstrando o potencial de internacionalização da obra e seu histórico de parceria com o Laboratório. Até 11/02/2025, o ebook teve 6.260 downloads.

Cartilhas para saúde mental em contexto de emergência climática

O produto compreende um conjunto de três materiais instrucionais desenvolvidos por docentes, discentes, egressos, membros do CRP-RS e outros pesquisadores durante o período da enchente de 2024 no RS voltados para: 1) Psicólogos em abrigos coletivos (https://encr.pw/Jmq5G); 2) População adulta em geral (https://encr.pw/ilytq); 3) Mães, pais, cuidadores e educadores de crianças (https://encr.pw/tSJRH). O produto é pertinente aos objetivos e linhas de pesquisas do PPG, respondendo a uma demanda atual relativa ao aumento de frequência e intensidade dos desastres climáticos com repercussões para a saúde mental. O potencial de impacto social é alto, contribuindo para a atenção psicossocial durante desastres e o autocuidado, com a disseminação de conhecimentos baseados em evidências. O impacto tecnológico refere-se à orientação para ações de profissionais e voluntários, bem como para as pessoas atingidas. O impacto profissional do produto refere-se ao provimento de orientações sobre intervenções para a prática em abrigos temporários, temática ainda pouco abordada nos currículos de graduação e pós-graduação em psicologia. A abrangência é nacional pois aborda um tema emergente e de interesse estratégico para a saúde pública, além de ser um produto digital, que favorece seu uso ampliado e justifica seu potencial de replicabilidade. A demanda é alta pois existem poucos materiais do tipo voltados para catástrofes climáticas. Inovação temática e de aplicação ao pautar a atenção psicossocial em abrigos por psicólogos e a difusão de conhecimentos teóricos e práticos traduzidos de forma simples para atingir comunidades vulnerabilizadas atingidas pelas enchentes. A visibilidade se deu em vários eventos científicos e de debate público, além de divulgações em canais de comunicação da UFCSPA e do PPG. Em novembro de 2024, a cartilha 1 foi o 7º material mais acessado, conforme a Biblioteca UFCSPA. 

Cartilhas informativas sobre Desenvolvimento e Saúde 

Trata-se de um conjunto de 4 materiais instrucionais que abordam temáticas como: 1) mães (https://l1nq.com/aRoFA) e pais enlutados (https://l1nq.com/asGaP); 2) pessoas com deficiência (https://l1nq.com/BGNMY); e 3) famílias com crianças doentes crônicas (https://l1nq.com/OXTlY). São voltadas para profissionais e/ou pessoas que estejam passando por essas situações. Com ampla visibilidade, possuem acesso gratuito pelo site da UFCSPA, além de terem sido divulgadas em eventos científicos locais e nacionais. Os materiais têm caráter informativo, de Psicoeducação, incentivando o autoconhecimento e a busca de ajuda especializada. Todas as cartilhas foram desenvolvidas como produtos técnicos derivados de Dissertações de Mestrado defendidas no PPG entre 2021 e 2024 e se articula a linha 2. Em termos de impactos sociais, esses materiais contribuem para a disseminação do conhecimento para profissionais e público leigo, contribuindo para a promoção da saúde (autoconhecimento) e a prevenção em saúde (busca de ajuda especializada), com impacto econômico indireto pelo caráter de promoção de saúde. A principal inovação é de aplicação direta ou através da aplicação profissional, que podem utilizar o material de forma psicoeducativa. Os produtos têm abrangência nacional, pois estão em português e disponíveis no site institucional de forma gratuita e podem ser amplamente utilizados. Em termos de complexidade, as cartilhas foram desenvolvidas pela profa. Daniela Levandowski, uma aluna de mestrado e alunas de IC (bolsistas ou voluntárias) do núcleo de pesquisa NEEDS ao longo de um ano. A demanda foi identificada a partir de projetos de pesquisa realizados com os diferentes públicos-alvo. Sendo assim, diante da falta de materiais dessa natureza sobre esses temas no contexto brasileiro, trata-se de produtos de relevância científica e social.