Histórico do Curso

Desde 2012, por iniciativa de um grupo de docentes do curso e departamento de Psicologia e com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciaram-se as atividades para a criação de um novo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Psicologia.
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, em nível de mestrado acadêmico, foi aprovado pela CAPES em 2016. Visa à qualificação de recursos humanos para atuar na área da Psicologia em suas interfaces com a saúde, integrando os conhecimentos da pesquisa em Psicologia aos fundamentos do desenvolvimento e funcionamento biopsicossocial humano, dos processos psicossociais e da avaliação e intervenção psicológica em suas intersecções com a saúde.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

O programa está organizado de forma a favorecer a formação de docentes e pesquisadores por meio do domínio técnico-científico em Psicologia e Saúde. Estes conhecimentos estarão inter-relacionados com a área de concentração e com as linhas de pesquisa do PPGPsico, buscando capacitar a produção de conhecimento científico sólido, inovador e de interesse para a região e para o País.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos que auxiliam na construção do perfil do aluno egresso do programa são:

  • formar profissionais críticos, com competência e independência técnico-científica em Psicologia, e atuação pautada em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do país;
  • promover a formação de docentes e pesquisadores qualificados e capazes de atuar em centros de excelência;
  • fornecer um elenco de atividades de formação acadêmica em torno de conhecimentos aprofundados e específicos, voltados às necessidades locais, regionais e nacionais, bem como relacionados com as principais linhas de investigação desenvolvidas em Psicologia na interface com a Saúde;
  • gerar conhecimento inovador, visando atender à demanda regional e nacional por ciência, tecnologia e inovação;
  • oferecer treinamento sólido em investigação científica;
  • proporcionar articulação entre ensino, pesquisa e extensão, aprofundando o nível de análise, reflexão e produção do conhecimento/inovação tecnológica voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Perfil do profissional a ser formado

Busca-se, com a proposição do PPGPsico, formar profissionais pesquisadores que apresentem as seguintes competências e habilidades:

  • pesquisador capacitado para investigar questões relacionadas à pesquisa em Psicologia na interface com a Saúde;
  • pesquisador-educador crítico-reflexivo, criativo, ético e comprometido com ações profissionais qualificadas;
  • profissional com liderança acadêmica e científico-tecnológica, capacitado a aproveitar as potencialidades das atividades de pesquisa para a geração de empregos e recursos, bem como para a qualificação de suas práticas profissionais.

A capacitação profissional estará alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, para a análise de dados, a tomada de decisões e a solução de problemas, assim como para a comunicação oral e escrita e a interação social.

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Psicologia e Saúde

  • Processos psicossociais, saúde e desenvolvimento: abrange o estudo dos diferentes processos psicossociais e de desenvolvimento envolvidos na saúde de indivíduos e grupos em contextos diversos, com interesse nas políticas públicas e na perspectiva de promoção e prevenção de saúde.
  • Avaliação e intervenção psicológica: estudo da construção, aplicação e validação de instrumentos e de procedimentos de avaliação psicológica em diferentes contextos de saúde. Inclui o desenvolvimento e a avaliação de diferentes modalidades de intervenção em Psicologia na interface com a saúde.

Arquivos

Matriz Curricular

Regime Didático

O tempo mínimo para conclusão do mestrado em Psicologia e Saúde é de 12 meses e máximo, de 24 meses. Durante esse período, o aluno deverá obter aprovação em prova de proficiência de língua inglesa, bem como apresentar uma dissertação de mestrado e obter aprovação em um mínimo de 20 créditos, distribuídos em disciplinas obrigatórias e eletivas.

Considera-se como disciplinas obrigatórias aquelas que embasam a formação do aluno como pesquisador e docente na área de concentração do PPGPsico. Já as disciplinas eletivas são aquelas que complementam a formação do aluno na área de concentração do programa e áreas afins. A sua proposição permite ao discente, em conjunto com o orientador, direcionar essa complementação conforme seus interesses e necessidades, usufruindo da oferta de disciplinas eletivas do programa, ou oferecidas por outros PPGs da UFCSPA ou de outras instituições.

  • Número mínimo de créditos para o mestrado: 20
  • Total de créditos obrigatórios oferecidos: 18
  • Total de créditos eletivos oferecidos: 11
  • Total de créditos oferecidos pelo PPG: 29

Disciplinas Obrigatórias

  • Metodologia de Pesquisa em Psicologia - Qualitativa (45 horas; 03 créditos cada)
  • Metodologia de Pesquisa em Psicologia - Quantitativa (45 horas; 03 créditos cada)
  • Seminários Avançados em Estudos Interdisciplinares I (45 horas; 03 créditos)
  • Didática de Ensino Superior (60 horas; 04 créditos)
  • Estatística (45 horas; 03 créditos)
  • Seminário Teórico Avançado - Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento ou Seminário Teórico Avançado - Avaliação e Intervenção Psicológica (30 horas; 02 créditos)*

Disciplinas Eletivas

  • Seminários Avançados em Estudos Interdisciplinares II (45 horas; 03 créditos)
  • Seminário de Dissertação I, II, III e IV (15 horas; 01 crédito cada, sendo 01 crédito por semestre)
  • Seminário Teórico Avançado - Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento ou Seminário Teórico Avançado - Avaliação e Intervenção Psicológica (30 horas; 02 créditos)*
  • Produção e Publicação Científica em Psicologia (30 horas; 02 créditos)

*Disciplina Seminário Teórico Avançado: o discente deverá cursar como obrigatória aquela que corresponde à linha de pesquisa ao qual seu projeto está vinculado. Entretanto, o aluno poderá cursar a disciplina não diretamente vinculada ao seu projeto de pesquisa na modalidade de disciplina eletiva.

Corpo Docente

Inscrição e Seleção

Processo seletivo 2021

Processo seletivo 2020

Cronograma de entrevistas:

Processo seletivo 2019

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, no uso de suas atribuições legais, torna pública a retificação do edital, para o processo seletivo do PPG-PSICO com a correção dos seguintes itens:

1- onde lê-se “A documentação referente à inscrição deverá ser entregue em envelope lacrado e identificado, acompanhado do comprovante de inscrição (Anexo II desse Edital) devidamente preenchido”

leia-se “A documentação referente à inscrição deverá ser entregue em envelope lacrado e identificado, acompanhado do comprovante de inscrição (Anexo V desse Edital) devidamente preenchido”;

2- O anexo V a que se refere o item 3.4, será inserido no Edital retificado.

Processo seletivo 2018