Objetivo

O objetivo geral do programa é qualificar recursos humanos e produzir conhecimento, nas variadas dimensões do ensino, desenvolvendo competências para as transformações efetivas do cotidiano na IES e no serviço, contribuindo na formação dos futuros profissionais da saúde no Brasil.

Visão

O programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde (PPGENSAU) visa oferecer subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais que atuam em contextos formais ou informais de ensino na saúde, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional.   

Por que mestrado profissional? 

Conforme a CAPES, "Mestrado Profissional" é a designação do curso de mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas a um desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência.
 
O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico. O curso objetiva estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público. 

Histórico

Para ampliar o desenvolvimento das atividades de pesquisa e a formação de recursos humanos na área do Ensino, a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde é fundamental e faz parte do plano de metas da UFCSPA (2009-2013). Neste sentido, impulsionado pela implementação do projeto Pró-Ensino na Saúde da UFCSPA, intitulado “Ensino na saúde, uma proposta integradora para o Sistema Único de Saúde”, financiado pela CAPES, um grupo de docentes, iniciou um trabalho visando criação de um novo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado profissional. Grupos de pesquisa já atuantes, cadastrados no CNPq e certificados pela UFCSPA (Educação à Distância no Ensino das áreas da Saúde, Enfrentamento à Violência, Estudos em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, Humanidades & Ciências da Saúde: perspectiva multidisciplinar, GESETe – Grupo de Estudos em Saúde, Educação e Tecnologia, Grupo de Pesquisas em Psicologia e Processos de Saúde (GPS), dentre outros), que apresentam em sua essência atividades e linhas de  pesquisa articuladas com as temáticas “Educação e Formação na Saúde” e “Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional”, contribuíram para a construção da proposta do programa, uma vez que estes grupos apresentam na sua composição professores que fazem parte do grupo intelectual de professores permanentes e colaboradores do Programa em Ensino na Saúde.  

Perfil do Aluno

Profissionais capazes de intervir sobre os situações da prática profissional na saúde implementando ações transformadoras de ensino; contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento no campo do Ensino na Saúde a partir da problematização das práticas vivenciadas no âmbito dos Serviços de Saúde considerando a lógica do SUS; tornando a própria prática docente como ponto de partida para empreender mudanças no cotidiano de ensinar e aprender no âmbito da IES e dos serviços de saúde, em um movimento de ação-reflexão-ação.

Infraestrutura de Apoio

O Programa dispõe de Infraestrutura de Secretaria e Salas de Apoio, Laboratórios de Pesquisa, biblioteca e infraestrutura de informática.
 

Arquivos

Regulamento

Modelos de documentos 
 
Matriz Curricular

Nível Mestrado Profissional

  1. Número mínimo de créditos para integralização dos estudos necessários ao curso de mestrado: 26
  2. A duração mínima do mestrado é de 12 meses e a máxima de 24 meses.  

Horário do curso:

Preferencialmente nas sextas-feiras, das 18h15min às 22h30min, e sábados, das 8h30min às 12h45min
Aulas também em EaD 
 

Disciplinas de Núcleo Comum

Disciplina CH CR
Interdisciplinaridade: trabalho na saúde e educação 30 02
Educação e Saúde: o profissional da saúde como educador  30 02
Redação Científica 30 02
Metodologia da Pesquisa  30 02
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino na Saúde  30 02
Seminário de Pesquisa 30 02
Prática de Ensino na Saúde 30 02

Linha de Pesquisa: Currículo, formação, docência e ensino na saúde 

Disciplina CH CR
Currículo e Metodologias Ativas no Ensino em Saúde  30 02
Educação e Intervenções educacionais em Saúde 30 02

Linha de Pesquisa: Integração Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade

Disciplina CH CR
Gestão do Trabalho e Políticas Públicas de Saúde 30 02
Tecnologias em Saúde: Evidências Científicas para a Aplicação na Prática  30 02

Disciplinas optativas

Disciplina CH CR
Empreendedorismo Social e Inovação em Saúde 30 02
Educação em Saúde para o Enfrentamento da Violência  30 02
Educação permanente na integralidade do cuidado na saúde  30 02

Inscrição e Seleção

Editais 2021

Ingresso Docente:

 Ingresso Discente:

 

Edital 2020

 

Edital 2019

Edital 2018