Coordenação
Profa. Dra. Lucila Ludmila Paula Gutierrez (Coordenador)
Prof. Dr. Alexandre do Nascimento Almeida (Vice-Coordenador)
Régis Luis Pereira de Castro (Responsável pela Secretaria do Programa)
Comissão Coordenadora
Profa. Dra. Lucila Ludmila Paula Gutierrez (Presidenta)
Prof. Dr. Alexandre do Nascimento Almeida
Profa. Dra. Aline Winter sudbrack
Profa. Dra. Andréa Wander Bonamigo
Profa. Dra. Cecília Dias Flores
Profa. Dra. Luzia Fernandes Millão
Katiane Rosa Rocha (Representante Discente)
Oscar de Souza Santos (Representante Discente)
Objetivo
Visão
Por que mestrado profissional?
Perfil do Aluno
Infraestrutura de Apoio
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - Educação e Formação na Saúde
LINHA DE PESQUISA (linha 1): Currículo, Formação, Docência e Ensino na Saúde
Macroprojeto: Problematização, análise crítica e proposições acerca da educação e do ensino em saúde em diferentes contextos e cenários.
Este macroprojeto abarca investigações que têm como foco a produção do conhecimento dos saberes e das práticas formativas no ensino em saúde em diferentes contextos e cenários, considerando desde a Educação Básica, a Educação Superior - graduação e pós-graduação e a Educação Permanente em saúde; aos espaços e serviços informais de ensino na saúde. Preocupações como a reconfiguração dos currículos e das práticas formativas em saúde; as formas de operacionalizar e de fazer a educação e saúde nos diferentes contextos, respeitando os princípios básicos da constituição brasileira, tomando a saúde e a educação como um direito, a igualdade e a equidade como base para as práticas do cuidado e da formação são algumas das prerrogativas de interlocução e reflexão. As construções sociais, culturais, espirituais, bem como o pressuposto da humanização como elemento fundante do processo de educação são elementos que permeiam a base teórico-conceitual dos estudos vinculados a este macroprojeto. As abordagens metodológicas das pesquisas são de cunho, prioritariamente, qualitativo, mas estudos mistos e pesquisas documentais e de dados secundários podem ser realizados de forma complementar, de modo a dar maior suporte e robustez metodológica e aos estudos realizados. Como produtos técnicos e educacionais, parte integrante da formação de Mestres no Ensino na Saúde, há perspectiva de produção de materiais educacionais para diferentes níveis e contextos de ensino e de educação em saúde, com pressuposto de inovação, protagonismos social e individual e práticas pedagógicas transformadoras nos ambientes formativos, profissionais e sociais onde se vive e se faz saúde e educação.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional
LINHA DE PESQUISA (linha 2): Integração Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade
Macroprojeto: Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional e na busca de melhorias no campo da Assistência em Saúde.
Este macroprojeto envolve estudos que possam mapear saberes e práticas em saúde (espaços e/ou instituições formadoras, estudantes/profissionais e/ou usuários) para proposição de melhorias na educação e na assistência em saúde a partir de projetos que façam a articulação da tríade “Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade”. Os estudos realizados no contexto deste macroprojeto envolvem aspectos e interfaces para a análise e compreensão da interprofissionalização, da interdisciplinaridade, da intersetorialidade, do controle social, da interculturalidade, dos processos de formação e educação no âmbito das políticas públicas e da gestão em saúde. Os cenários de práticas que geram pesquisas envolvem prioritariamente a Atenção Primária à Saúde (APS), a Rede de Atenção à Saúde (RAS), o âmbito Hospitalar, as Instituições de Ensino Superior, os setores de Gestão Pública e Privada de Pessoal e de Serviços. Os processos metodológicos envolvem pesquisas de cunho qualitativo, quantitativo, mistos, documentais e de dados secundários que complementados por referenciais analíticos de relevância científica, constroem subsídios para a geração de novos saberes teóricos-conceituais e metodológicos. Como produtos técnicos e educacionais, parte integrante da formação de Mestres no Ensino na Saúde, há perspectiva que se produzam materiais transformadores, inovadores e tecnológicos com grande capacidade de intervir nas práticas profissionais, sobretudo no fortalecimento da integração da tríade “Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade”.