Coordenação

Profa. Dra. Lucila Ludmila Paula Gutierrez (Coordenador)

Prof. Dr. Alexandre do Nascimento Almeida (Vice-Coordenador)

Régis Luis Pereira de Castro (Responsável pela Secretaria do Programa)

Comissão Coordenadora

Profa. Dra. Lucila Ludmila Paula Gutierrez (Presidenta)

Prof. Dr. Alexandre do Nascimento Almeida

Profa. Dra. Aline Winter sudbrack

Profa. Dra. Andréa Wander Bonamigo

Profa. Dra. Cecília Dias Flores

Profa. Dra. Luzia Fernandes Millão

Katiane Rosa Rocha (Representante Discente)

Oscar de Souza Santos (Representante Discente)

Objetivo

O objetivo geral do programa é qualificar recursos humanos e produzir conhecimento, nas variadas dimensões do ensino, desenvolvendo competências para as transformações efetivas do cotidiano na IES e no serviço, contribuindo na formação dos futuros profissionais da saúde no Brasil.

Visão

O programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde (PPGENSAU) visa oferecer subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais que atuam em contextos formais ou informais de ensino na saúde, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional.   

Por que mestrado profissional? 

Conforme a CAPES, "Mestrado Profissional" é a designação do curso de mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas a um desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência.
 
O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico. O curso objetiva estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público. 
 

Perfil do Aluno

Profissionais capazes de intervir sobre os situações da prática profissional na saúde implementando ações transformadoras de ensino; contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento no campo do Ensino na Saúde a partir da problematização das práticas vivenciadas no âmbito dos Serviços de Saúde considerando a lógica do SUS; tornando a própria prática docente como ponto de partida para empreender mudanças no cotidiano de ensinar e aprender no âmbito da IES e dos serviços de saúde, em um movimento de ação-reflexão-ação.

Infraestrutura de Apoio

O Programa dispõe de Infraestrutura de Secretaria e Salas de Apoio, Laboratórios de Pesquisa, biblioteca e infraestrutura de informática.
 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - Educação e Formação na Saúde

LINHA DE PESQUISA (linha 1): Currículo, Formação, Docência e Ensino na Saúde

Macroprojeto: Problematização, análise crítica e proposições acerca da educação e do ensino em saúde em diferentes contextos e cenários.

Este macroprojeto abarca investigações que têm como foco a produção do conhecimento dos saberes e das práticas formativas no ensino em saúde em diferentes contextos e cenários, considerando desde a Educação Básica, a Educação Superior - graduação e pós-graduação e a Educação Permanente em saúde; aos espaços e serviços informais de ensino na saúde. Preocupações como a reconfiguração dos currículos e das práticas formativas em saúde; as formas de operacionalizar e de fazer a educação e saúde nos diferentes contextos, respeitando os princípios básicos da constituição brasileira, tomando a saúde e a educação como um direito, a igualdade e a equidade como base para as práticas do cuidado e da formação são algumas das prerrogativas de interlocução e reflexão. As construções sociais, culturais, espirituais, bem como o pressuposto da humanização como elemento fundante do processo de educação são elementos que permeiam a base teórico-conceitual dos estudos vinculados a este macroprojeto. As abordagens metodológicas das pesquisas são de cunho, prioritariamente, qualitativo, mas estudos mistos e pesquisas documentais e de dados secundários podem ser realizados de forma complementar, de modo a dar maior suporte e robustez metodológica e aos estudos realizados. Como produtos técnicos e educacionais, parte integrante da formação de Mestres no Ensino na Saúde, há perspectiva de produção de materiais educacionais para diferentes níveis e contextos de ensino e de educação em saúde, com pressuposto de inovação, protagonismos social e individual e práticas pedagógicas transformadoras nos ambientes formativos, profissionais e sociais onde se vive e se faz saúde e educação.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional

LINHA DE PESQUISA (linha 2): Integração Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade

Macroprojeto: Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional e na busca de melhorias no campo da Assistência em Saúde.

Este macroprojeto envolve estudos que possam mapear saberes e práticas em saúde (espaços e/ou instituições formadoras, estudantes/profissionais e/ou usuários) para proposição de melhorias na educação e na assistência em saúde a partir de projetos que façam a articulação da tríade “Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade”. Os estudos realizados no contexto deste macroprojeto envolvem aspectos e interfaces para a análise e compreensão da interprofissionalização, da interdisciplinaridade, da intersetorialidade, do controle social, da interculturalidade, dos processos de formação e educação no âmbito das políticas públicas e da gestão em saúde. Os cenários de práticas que geram pesquisas envolvem prioritariamente a Atenção Primária à Saúde (APS), a Rede de Atenção à Saúde (RAS), o âmbito Hospitalar, as Instituições de Ensino Superior, os setores de Gestão Pública e Privada de Pessoal e de Serviços. Os processos metodológicos envolvem pesquisas de cunho qualitativo, quantitativo, mistos, documentais e de dados secundários que complementados por referenciais analíticos de relevância científica, constroem subsídios para a geração de novos saberes teóricos-conceituais e metodológicos. Como produtos técnicos e educacionais, parte integrante da formação de Mestres no Ensino na Saúde, há perspectiva que se produzam materiais transformadores, inovadores e tecnológicos com grande capacidade de intervir nas práticas profissionais, sobretudo no fortalecimento da integração da tríade “Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade”.