- Duração (carga horária total): 3.078 horas
- Modalidade: bacharelado
- Integralização: mínima 4 anos e meio / máxima 9 anos
- Regime: semestral por disciplina
- Turno: noturno*
- Número de vagas: 40 (quarenta)
- Formas de ingresso: SISU
- Autorização: Resolução do CONSUN nº 27, de 10/10/2013
- Reconhecimento do Curso: Portaria MEC/SESu n° 373, de 29 de maio de 2018
Coordenação
- Otávio Neves da Silva Bittencourt (coordenador)
- Maria Cláudia Schardosim Cotta de Souza (vice-coordenadora)
- (51) 3303.8893 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Organização Curricular
- Eixo Integrador: Conteúdos fundamentais das ciências humanas e sociais, em abordagens interdisciplinares, para a atuação como gestor em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde, adotado no Brasil como modelo de gestão para a área.
- Eixo Gestão, Empreendedorismo e Inovação: Conteúdos centrados em modelos teóricos, princípios básicos e processos relativos às práticas de gestão, empreendedorismo e inovação em saúde com objetivo de formar conhecimentos relevantes para o desenvolvimento de ações e intervenções positivas frente aos desafios profissionais do gestor em saúde no SUS.
- Eixo Sistemas de Saúde: Conteúdos com foco nas características do Sistema Único de Saúde em comparação a Sistemas de Saúde internacionais com o objetivo de analisar a complexidade, os avanços, os dilemas e as limitações do modelo sócio-econômico-ético-jurídico-gerencial que estrutura a gestão e as intervenções em saúde no Brasil.
Perfil do ingressante na UFCSPA
Espera-se que o público ingressante seja constituído de alunos oriundos de escolas públicas e privadas do Estado e do Brasil. Estudantes em busca da formação profissional em Saúde, com um sólido repertório de conhecimentos e cultura geral, senso crítico, iniciativa e disposição para a construção ativa dessa formação que, além de profissional é, também, humana.
Perfil do egresso do curso de Gestão em Saúde da UFCSPA
Gestor em saúde generalista com formação humanista, ético-filosófica, teórico-científica para o exercício da gestão estratégica em sistemas de saúde em todos os níveis de atenção, de âmbito local, municipal, regional, estadual e nacional, públicos e suplementares, com ênfase na visão sistêmica, atitude empreendedora e capacidade crítica e reflexiva de ação.
Habilidades e competências do egresso do curso de bacharelado em Gestão em Saúde da UFCSPA
O gestor formado pelo curso de Gestão em Saúde da UFCSPA deverá ter competências e habilidades que atendam às exigências da legislação em saúde vigente e às demandas individuais e coletivas da sociedade brasileira que caracterizam seu campo de atuação e os desafios práticos que irá enfrentar cotidianamente. Tal gestor deverá ter competências gerais que sustentem processos de análise, avaliação e intervenções práticas de cunho ético, humanista, político, técnico e empreendedor. São consideradas como características fundamentais para a formação de competências e de habilidades gerais do gestor nesta área a atitude empreendedora, o engajamento, a liderança, a educação permanente de profissionais e de equipes com foco no desempenho qualificado, a tomada de decisão e a negociação com foco na visão sistêmica para atenção à saúde, na gestão estratégica de recursos e de pessoas e na comunicação com os diferentes demandantes e fornecedores em saúde. Tais características podem ser agrupadas nas habilidades e competências descritas abaixo:
- Atenção à Saúde
- Tomada de Decisão
- Comunicação
- Liderança
- Administração e Gerenciamento
- Educação Permanente





