Localizada no Centro Histórico da capital dos gaúchos, Porto Alegre, o campus da UFCSPA dispõe de uma estrutura predial com salas de aula climatizadas e com equipamentos multimídia, além de laboratórios instrumentados, equipados e atualizados em conformidade com as necessidades dos cursos de graduação e de pós-graduação. Dispõe também, de espaços para convivência acadêmica e para alimentação. A UFCSPA dispõe de infraestrutura de qualidade para atender alunos, técnicos e professores, e satisfazer as necessidades de cada curso.

Na UFCSPA, todas as salas têm conforto ambiental e completa infraestrutura de apoio discente e docente. A Universidade possui quatro auditórios, com diferentes capacidades, sendo o maior destinado a 672 pessoas. Há também uma sala exclusiva para a realização de videoconferências que permite a transmissão e o recebimento em tempo real de aulas e palestras de e para outras locações.

Informática

Os recursos de informática são disponibilizados, em sua maioria, nas várias áreas da Universidade e alguns no complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, nosso hospital-escola. Atualmente contamos com 900 estações, 20 servidores físicos (cerca de 180 virtualizados), 67 equipamentos multifuncionais com impressão a laser, 25 equipamentos multifuncionais avançados com impressão a laser monocromáticos e 09 equipamentos multifuncionais avançados com impressão a laser coloridas. Além disso, a Universidade disponibiliza quatro modernos laboratórios de informática com 10, 25, 29 e 30 estações de trabalho cada, e uma sala de pesquisa online, com 19 computadores.

Biblioteca Paula Lacerda de Azevedo

A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo é vinculada à Pró-reitoria de Planejamento da UFCSPA e tem por objetivo contribuir para o aprimoramento dos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, oferecendo aos seus usuários acesso a recursos informacionais impressos e digitais, bem como serviços de qualidade para a formação de profissionais capacitados.

A biblioteca está localizada no primeiro piso do prédio principal da Universidade, juntamente com o Espaço de Artes, e também ocupa uma sala de apoio a pesquisas com computadores, no quarto andar da Universidade – sala 408. Disponibiliza recursos tecnológicos com acesso à internet, possui instalações adequadas a pessoas com deficiência, computador com softwares para deficientes visuais, fone para áudio e impressora Braille.

Oferece um acervo impresso com mais de 40 mil exemplares de obras majoritariamente da área de saúde, além livros eletrônicos, terminais de consulta a portais de pesquisa e salas para estudos com acesso à internet.

Galeria de imagens de alguns dos espaços físicos da UFCSPA: