Letras e Linguística

Doutor em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009)

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) e Mestrado em Letras (Aquisição da Linguagem), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Gênero e Sexualidade (Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) e em Língua Inglesa (Universidade La Salle – UNILASALLE). É professor de Língua Portuguesa e Linguística, vinculado ao Departamento de Educação e Humanidades (DEH). Dentre suas áreas de atuação e interesse na UFCSPA estão: ética em pesquisa, pesquisa qualitativa e formação em saúde. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa Ciências da Linguagem – GPCL (UFCSPA), desenvolvendo investigações na linha de pesquisa Linguagem e Interação. É membro da Comissão de Diversidade, Inclusão e Igualdade da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Tem experiência na área de Letras e Linguística em instituições de ensino superior e de educação básica. Atua principalmente nos seguintes temas: fala-em-interação, gênero e sexualidade, ensino na saúde, ensino de língua materna e de línguas adicionais.

 

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012)

Aline Aver Vanin é Linguista e Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Educação e Humanidades da UFCSPA. É professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análises Narrativas da UFCSPA/CNPq. É Licenciada em Letras (Línguas e Literaturas Portuguesa e Inglesa) pela Universidade de Caxias do Sul (2004), é especialista em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2005, Mestre (2008) e Doutora (2012) em Linguística pela PUCRS, sob orientação do prof. Dr. Jorge Campos da Costa. Realizou parte de seu Doutorado na Eötvös Loránd University (ELTE), em Budapeste, Hungria, sob supervisão do prof. Dr. Zoltán Kövecses. Atuou em estágio Pós-Doutoral no Laboratório de Processamento de Linguagem Natural (PLN) no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS (2013-2014). É integrante das associações científicas ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e do Grupo de Trabalho Linguística e Cognição da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Seus interesses de pesquisa perpassam as áreas de Linguagem, Cognição e Saúde, com enfoque em discursos intolerantes.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016)

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Humanidades (DEH) na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atualmente ocupando a Chefia deste departamento. Licenciada em Letras (Língua Portuguesa, Língua Italiana e respectivas Literaturas) pela UFRGS (1999), Mestre em Letras (Literatura Brasileira) pela UFRGS (2002) e Doutora em Letras (Estudos da Linguagem: Teorias do Texto e do Discurso: Análise do Discurso) pela UFRGS (2016). Leciona língua italiana para fins específicos das áreas de saúde com foco na análise discursiva (Graduação), Análise do Discurso para abordagens qualitativas ou combinadas e Formações Discursivas sobre a loucura (Graduação e Pós), além de língua, cultura e cinema Italiano (Extensão). Pesquisa e leciona sobre a constituição do sujeito a partir da interface com a saúde mental e com as manifestações culturais em distintas materialidades (sobretudo cinema e literatura) com base no instrumental teórico da Análise do Discurso (AD).

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Possui graduação em Letras (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); especialização em Língua Inglesa pela PUCRS (2007) e mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora assistente do curso de Letras (Inglês) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo, funções executivas, envelhecimento.aquisição da linguagem e autorregulação da aprendizagem.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013)

É doutora em Literatura Brasileira - Letras (UFRGS, 2013); Mestre em Linguística e Letras - Teoria da Literatura (PUCRS, 2002); Graduada em Letras - Habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola (PUCRS, 2000). É professora Associada 2 de Literatura da UFCSPA, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, onde atua no Departamento de Educação e Humanidades. Coordena o Programa de Extensão Contação de Histórias na Promoção da Saúde na UFCSPA desde 2009. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análises Narrativas (LABAN), vinculado ao Departamento de Educação e Humanidades da UFCSPA desde 2020. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos de Literatura e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, língua espanhola, humanidades na saúde, literatura e saúde, Erico Verissimo, narrativa. É mãe do João Victor Pinheiro Murr (2012).

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)

Possui doutorado (2015) e mestrado (2010) em Letras pelo PPG da UFRGS e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), onde já atuou como professor de Línguas e literatura francesa e francófonas. Atualmente, é professor adjunto da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde foi Assessor de Relações Internacionais (2013-2017), havendo estabelecido e gerido convênios e projetos com universidades estrangeiras e junto a órgãos multilaterais internacionais. No âmbito de sua pesquisa doutoral, realizou estágios de pesquisa como chercheur visitant na Université de Liège (Bélgica) e na Université du Québec à Montréal (Canadá). Realizou cursos internacionais de formação em gestão e em gestão universitária (Organização Universitária Interamericana, Montreal, 2014; UNESCO-Universidade Politécnica da Catalunha, 2015, École Nationale dAdministration, Paris 2017). É autor do livro "Enquanto o mundo se desfaz: ler A Peste, de Albert Camus, durante a quarentena" (Editora da Ufcspa, 2021), ganhador do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) na categoria Não-Ficção em 2022 e do terceiro lugar na categoria Linguística, Letras e Artes do Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) no mesmo ano, além de receber indicação ao Prêmio Açorianos. Contribui regularmente em veículos de imprensa em assuntos como política, humanidades, literatura e cinema. É também tradutor, havendo realizado a tradução completa em português das Cinco Grandes Odes, de Paul Claudel, além de outros de seus poemas. Foi organizador de livro e publicou artigos e capítulos sobre temas como: a poesia, a mitologia, a literatura antiga, a literatura francesa, a literatura dos séculos XIX e XX, a Renascença e a tradução.

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017)

É professor adjunto de Língua Inglesa na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui graduação em Licenciatura em Letras Inglês-Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Linguística Aplicada pela mesma universidade . Foi bolsista de doutorado sanduíche CAPES/Fulbright no Departamento de Inglês da Universidade de Wisconsin at Madison. Seus interesse de ensino, pesquisa e extensão estão voltados ao ensino e aprendizagem de Inglês como Língua Adicional e Português como Língua Materna. Realizou estudos pós-doutorais no grupo Profesorado, Comunicación y Investigación Educativa da Faculdade de Educação da Universidad de Málaga com uma bolsa da Fundación Carolina e do Grupo Tordesillas.