Enfermagem

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014), Mestrado em Enfermagem UFRGS (2004), Especialista em Saúde Digital pela Universidade Federal de Goiás (2022) e Graduação em Enfermagem UFRGS (2002). Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com atuação nos Cursos de Bacharelado em Enfermagem e Informática Biomédica. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação ? Mestrado Profissional em Enfermagem. Coordenadora do Comitê Institucional de dos Programas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (CIPIC). Coordenadora do projeto com convênio CAPES/COFEN 2020-2023 no Mestrado Profissional em Enfermagem UFCSPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST/UFCSPA). Membro Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional (RedenSO). Editora Associada da Revista Gaúcha de Enfermagem UFRGS. Tem interesse na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em enfermagem e para a saúde; Tecnologias e inovação em saúde e enfermagem; Saúde digital; Gestão nos serviços de enfermagem e saúde; Vigilância em saúde; Atenção primária à saúde; Saúde e segurança no trabalho; e Fundamentos da Assistência de Enfermagem.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Graduação em Enfermagem Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Especialização em Saúde da Família pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia (2004) e Mestrado em Enfermagem (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutorado em Enfermagem (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Cuidado Pré-natal (2015) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Especialización en Políticas Públicas y Justicia de Género pela CLACSO (2020). Atualmente cursando Especialização em Direitos Humanos nas Relações Étnico-Raciais, gênero e diversidade. Atua como Professora Adjunta na UFCSPA desde 2012, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde das Mulheres e Saúde Coletiva. No momento está como Chefe do Departamento de Enfermagem da UFCSPA. Interessa-se por pesquisas e diálogos com temáticas envolvendo saúde sexual e reprodutiva, saúde das mulheres, violência de gênero, aborto e direitos humanos. Em toda sua trajetória trabalha em defesa da universidade pública, do SUS e do ensino público de qualidade para todas e todos.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Enfermagem (2005) também pela UFRGS. Concluiu Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva ? Atenção Básica na Escola de Saúde Pública RS (2003) Graduação Enfermagem (2000) pela UFRGS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Área de atuação Saúde Pública/Saúde Coletiva. É professora e vice coordenadora do Programa de Mestrado Profissional de Saúde da Família (PROFSAÙDE). Coordenou o projeto da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFCSPA) de 2018 à 2023.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013)

Possui graduação em Enfermagem e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Práxis de Enfermagem (GEPPEN). Tem interesse nas área de Enfermagem e de Saúde Coletiva, nos temas de atenção primária à saúde, avaliação dos serviços de saúde e processo de trabalho.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)

Graduação em Enfermagem (2003),Mestrado em Enfermagem (2006) e Doutorado em Enfermagem (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Enfermagem e Tutora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde UFCSPA/ISCMPA - ênfase Onco-hematologia. Integra o Grupo Permanente do Processo de Enfermagem da ISCMPA. É membro do GEEPET (Grupo de Estudos das Evidências do Processo de Enfermagem e Taxonomias) e do TEGEST (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Saúde no Trabalho). Estuda as Tecnologias do Cuidado em Enfermagem,com foco no Processo de Enfermagem, nos sistemas de linguagem padronizada de Enfermagem, no raciocínio clínico e estratégias metodológicas para a educação em enfermagem.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018)

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia - Habilitação Geral em Enfermagem (1996) e Licenciatura Plena (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Realizou Especialização em Enfermagem em Saúde Mental pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS), Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestrado em Psiquiatria pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria (PPGPSIQ) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS). Atualmente é professora da Graduação em Enfermagem e da Pós-graduação Stricto Senso - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É membro do Grupo de Pesquisas do Programa de Transtornos de Ansiedade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PROTAN-HCPA) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho TeGEST da UFCSPA.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)
Graduada em Enfermagem (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Estomaterapia (2022) pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Mestre (2009) e Doutora (2012) em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFRGS. É professora Associada Nível 1 (DE) do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) com atuação nos Cursos de Graduação em Enfermagem e Fisioterapia, e na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (REMIS). Foi Coordenadora de Avaliação Institucional e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (2017-2021) na UFCSPA. Foi professora assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana - RS (2009 a 2012). Realiza estudos na área da Enfermagem nos seguintes temas: Fundamentos de Enfermagem, Segurança do Paciente, Estomaterapia, Educação em Enfermagem, Educação a Distância, Tecnologia Educacional.

 

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRGS. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação de Enfermagem da UFSM. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) do curso de enfermagem. É docente do Mestrado Profissional em Enfermagem/UFCSPA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde mental, uso de substância psicoativa, indivíduos em sofrimento psíquico e família. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Práxis de Enfermagem (GEPPEN).

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011)

Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) no Departamento de Enfermagem. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Enfermagem e Doutorado em Enfermagem, ambos também pela UFRGS. Especialização em Enfermagem em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo. Especialização em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFCSPA na gestão 2017-2021. Atual Coordenadora da UNA-SUS/UFCSPA. Desenvolve atividades de ensino em graduação, pós-graduação; extensão universitária; Pesquisa e vivências sociais que potencializam saberes. Membro do núcleo de pesquisa CEVIDA da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em enfermagem, adolescência e juventude, saúde das mulheres, vulnerabilidades, gênero, sexualidade, prevenção da transmissão perinatal do HIV e ativismo social.