Atividade de grupo do PPG-TIGSaúde acontece em 20 de janeiro

O grupo de pesquisa Sistemas Inteligentes Aplicados a Saúde, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde, promove em 20 de janeiro a palestra "A importância das plataformas back-end para IoT no desenvolvimento de aplicativos para ambientes inteligentes". A atividade será ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo, Fábio Henrique Cabrini. A programação completa do encontro pode ser conferida abaixo:

• Resumo: Internet of Medical Things (IoMT) torna-se cada vez mais exigida devido à maior expectativa de vida das pessoas e ao surgimento de novas tecnologias para e-heath e m-health. Aplicações críticas para o cuidado e manutenção da vida em emergências são sensíveis à latência, jitter e indisponibilidade do serviço. Nesse contexto, a existência de Medical Network Slices (MNS) ganha importância para a prestação de serviços que vão além das teleconferências, ou o uso de óculos de realidade aumentada, que têm aprimorado os requisitos de Mobile BroadBand (eMBB). É necessário atender a uma nova classe de aplicativos que possuem requisitos uRLLC e mMTC. O uso do MNS pode impactar positivamente na melhora da sensibilidade em procedimentos cirúrgicos remotos assistidos por robôs, além de proporcionar melhor monitoramento e assistência aos procedimentos realizados em ambientes m-health, como atividades realizadas por paramédicos em ambulâncias conectadas, monitoramento e geração de alertas sobre cuidados domiciliares ou vestíveis. A arquitetura Helix Multi-layered pode estabelecer um continuum entre as camadas mais profundas da borda e permitir o processamento de informações de contexto de aplicativos IoMT. Desta forma, os eventos podem ser rapidamente relatados aos centros de controle e monitoramento do sistema de saúde. Esse tipo de abordagem reduz significativamente a sobrecarga da rede e acelera a tomada de decisões ou a ativação de qualquer ativo presente em qualquer lugar da rede.
  • Resumo do currículo: Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo; Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo; Pedagogo pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Licenciado em Computação pelo Centro Universitário Belas Artes; Tecnólogo em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo; Atua como Avaliador do INEP/MEC para os Cursos Superiores de Tecnologia; Professor do MBA em IoT no PECE-Poli USP; Professor do Curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT), Professor dos Cursos Superiores de Tecnologia em Segurança da Informação na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (FATEC), Professor do Curso de Tecnologia em Defesa Cibernética na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP); Pesquisador na Escola Politécnica da USP plataformas de back-end abertas para aplicações em ambientes inteligentes, Fiware Evangelist, co-founder da Helix Platform.