Documento foi publicado no site do projeto Sprink. 

Uma equipe internacional de pesquisadores, da qual participa o professor da UFCSPA Airton Stein, publicou um relatório que analisa abordagens para realização de cuidados de saúde baseados em valores centrados no paciente: "Person-Centred Value-Based Health Care (PCVBHC)". O documento foi publicado no site do projeto Sprink. O relatório tem como objetivo avaliar as oportunidades de desenvolvimento de sistemas de saúde que centrem nas preferências individuais dos pacientes, bem como na prestação de serviços de de alta qualidade, ao mesmo tempo em que permitem a gestão de orçamentos de saúde da população.

O estudo partiu da seguinte temática: "Ao considerar a implementação de Saúde Baseada em Valores e Saúde Centrada na Pessoa percebe-se que há necessidade de sabermos sobre as preferências e os objetivos das pessoas ao receberem um atendimento nos serviços de saúde. Também é essencial identificar o custo do atendimento. O valor monetário dos atendimentos tem aumentado consideravelmente em todo o mundo, o que é uma barreira para a implementação". Foi utilizada uma metodologia estruturada  apoiada por uma revisão pragmática da literatura e de um painel consultivo.

Como resultados, o relatório identificou que é essencial realizar a tomada de decisão compartilhada, considerando que os clínicos, assim como a pessoa que recebe o atendimento, devem atuar em conjunto para propor uma solução aos problemas apresentados. Segundo o documento, as pessoas que recebem o atendimento devem estar envolvidas em todo o processo e desenvolver estratégias com o intuito de implementar tecnologias efetivas ao longo da vida. O estudo conclui que, ao definir sobre as alocações de recursos, os sistemas de saúde devem ser transparentes sobre a metodologia que sustenta a tomada de decisão.

Os pesquisadores pretendem lançar o relatório em em uma reunião científica do projeto, que será realizada ainda no mês de setembro de 2021.

A íntegra do documento pode ser conferida neste link.