Pesquisa foi publicada no Journal of human nutrition and dietetics.

O impacto da promoção de práticas saudáveis de alimentação infantil é tema de um artigo publicado por um grupo de pesquisadores da UFCSPA e da Universidade de Columbia (Estados Unidos) no Journal of human nutrition and dietetics (J Hum Nutr Diet). O estudo teve como objetivo avaliar se a atualização dos profissionais de saúde na diretriz alimentar "Dez passos da alimentação saudável para menores de dois Anos" teve impacto nos índices de ingestão de energia e nas medidas antropométrica durante infância.

A metodologia utilizada foi o estudo randomizado por conglomerados em Porto Alegre. As unidades de saúde foram randomizadas em grupos de intervenção (n=9) e controle (n=11). Nos locais de intervenção, os profissionais de saúde foram atualizados para promover práticas alimentares saudáveis com base na diretriz brasileira de nutrição infantil. As mulheres grávidas que estavam no último trimestre de gravidez foram registradas como mães em potencial que receberiam aconselhamento dietético dos profissionais de saúde. Ingestão de energia e macronutrientes e medidas antropométricas foram obtidas de crianças com idades de 6 meses, 12 meses, 3 anos e 6 anos de famílias de baixa renda. Como resultados, o grupo observou que, aos 3 anos de idade, as crianças do grupo intervenção tiveram menor consumo de energia (-92,5 kcal; Intervalo de confiança de 95% (CI) = -153,5 a -31,5), carboidratos (-11,9g; 95% CI = -19,9 a -2,3) e gordura total (-3,9g; 95% CI = -6,2 a -1,2), em comparação com as crianças do grupo de controle. Aos 6 anos de idade, as crianças do grupo de intervenção apresentavam menores valores de circunferência da cintura (-1,3cm; IC 95% = -2,7 a -0,0), dobra cutânea tríciptal (-1,3 mm; IC 95% = -2,5 a -0,0) e subscapular (-1,3 mm; 16 95% CI = -2,6 a -0,0), em comparação com as do grupo de controle. Os resultados apontam que o simples manejo da informação adequada a familiares e agentes de saúde promoveu uma melhoria na qualidade nutricional das refeições das crianças acompanhadas no estudo.

O artigo completo pode ser conferido neste link.

Os autores desta pesquisa são:

  • Caroline Nicola Sangalli, doutora pela UFCSPA no PPG-Ciências da Saúde.

  • Paula dos Santos Leffa, doutora pela UFCSPA no PPG-Ciências da Saúde.

  • Júlia Luzzi Valmórbida, doutoranda no PPG-Pediatria UFCSPA.

  • L H Lumey, Professor da Columbia University.

  • Márcia Regina Vitolo, professora do Programa de PPG UFCSPA, orientadora do trabalho.


Divulgação Científica
Pesquisadores da UFCSPA podem enviar suas pesquisas para a área de Divulgação Científica, enviando as informações dos artigos/dissertações/teses publicado(a)s através do Sistema de Pedidos Interno (PI), na opção Ascom - Divulgação Científica.