Pesquisa foi publicada na revista Journals Bahana.

Uma análise de um estudo que compara o uso dos corticóides metilprednisolona e dexametasona para o tratamento da Covid-19 foi o tema de um artigo publicado na revista Journals Bahiana por dois professores e um residente da UFCSPA e um docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa é decorrente de uma avaliação crítica a respeito do artigo "Ranjbar K, Moghadami M, Mirahmadizadeh A, Fallahi MJ, Khaloo V, Shahriarirad R, et al. Methylprednisolone or dexamethasone, which one is superior corticosteroid in the treatment of hospitalized COVID-19 patients: a triple-blinded randomized controlled trial" realizada na disciplina de Clube de Revista de Medicina Interna da UFCSPA-Santa Casa. Na discussão do artigo foram revisados os protocolos de pesquisa da revista e os potenciais viéses da elaboração do ensaio. 

A análise levou em conta um debate sobre qual medicação seria a mais adequada ao tratamento dos pacientes de Covid-19. Embora haja evidência robusta de que o uso da dexametasona seja preferencial, há uma hipótese que a metilprednisolona seria mais adequada para os pacientes gravemente enfermos. Sendo esta hipótese a prevalente no artigo analisado. 

A pesquisa realizada na UFCSPA identificou que o artigo estudado não apresenta evidências confiáveis em relação aos resultados apresentados, dado que há significativas mudanças entre a primeira e a segunda versão publicadas. "We believe that these substantial changes described from the first to the second version of the protocol should be transparent to the scientific community to enable reproducibility. Moreover, all reasons for each decision carried out from the inception to the publication need to be presented and discussed by the study authors, as this is essential to fostering research integrity", encerram os autores.

A íntegra do artigo pode ser conferida neste link.

São autores do artigo:

  • Rafael Leite Pacheco - Unifesp
  • Hugo Mamede - Residente de Medicina Interna UFCSPA
  • Denusa Wiltgen - UFCSPA
  • Airton Stein - UFCSPA