Texto faz parte de obra que tem como objetivo apresentar ideias para a condução de intervenções e pesquisas sobre saúde saudável com diferentes populações e ambientes.

Os professores da UFCSPA Airton Tetelbom Stein e Silvio Cesar Cazella são autores de um capítulo publicado no livro "Integrating the Organization of Health Services, Worker Wellbeing and Quality of Care: Towards Healthy Healthcare", organizado por Lise Tevik Løvseth e Annet de Lange. A obra introduz o conceito de "saúde saudável" e postula que este novo conceito é necessário à luz de uma escassez de pessoal de saúde no futuro próximo. Segundo a proposta, a saúde implica que os sistemas de saúde são projetados, gerenciados e financiados em equilíbrio com os recursos disponíveis para melhorar a saúde e o desempenho dos trabalhadores. Em última análise, a obra busca uma perspectiva equilibrada que leve em conta o paciente, o pessoal e o complexo sistema de saúde, que levará a uma prestação de serviços de saúde de alta qualidade com maior eficiência de recursos.

O capítulo de autoria dos docentes da UFCSPA, entre outros autores, é "Digital Health Technology Implementation: Is It Effective in a Healthy Healthcare Perspective?" e aborda tecnologias digitais para a saúde. No texto, os autores explicam que as iniciativas tecnológicas de saúde digital têm aumentado nos últimos anos na maioria dos países e que "considera-se que a implementação de tais tecnologias tenha potencial para transformar a organização da saúde enquanto promove um força de trabalho saudável, garantindo acesso a cuidados de qualidade com preços acessíveis a todos". Os autores lamentam, porém a escassez e fragmentação de evidências sobre a eficácia das tecnologias de saúde digital em relação ao sistema, à qualidade dos cuidados e sobre a saúde e o bem-estar dos trabalhadores da saúde. Eles alertam ainda para a falta de informações baseadas em evidências sobre o impacto dessas novas tecnologias dentro da perspectiva da saúde saudável (healthy healthcare).

A obra "Integrating the Organization of Health Services, Worker Wellbeing and Quality of Care: Towards Healthy Healthcare" tem como objetivos apresentar ideias para a condução de intervenções e pesquisas sobre saúde saudável com diferentes populações e ambientes. Os capítulos examinam criticamente as ligações entre estes pilares; e identificam lacunas de pesquisa, tanto na metodologia quanto no conteúdo, a partir das perspectivas da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Economia, Direito, Tecnologia, Administração, entre outras. Este livro é de interesse para pesquisadores e estudantes de ciências da saúde, saúde pública, economia da saúde e disciplinas afins, bem como para as partes interessadas na indústria da saúde.

Autores do Capítulo 9 - Digital Health Technology Implementation: Is It Effective in a Healthy Healthcare Perspective?

• Airton Tetelbom Stein, professor da UFCSPA
  • Ângela Jornada Ben, Vrije Universiteit Amsterdam