O espaço oferece conteúdos específicos para a população em geral, crianças e profissionais de saúde.

O relato de experiência da pesquisa “COVID-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde” foi publicado no volume 42 da Revista Gaúcha de Enfermagem. O objetivo foi descrever o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem focado em evidências científicas sobre Covid-19.

O trabalho partiu da seguinte questão-problema: Como construir um objeto de aprendizado com evidências científicas sobre COVID-19 que tenha o alcance para todos os públicos? A metodologia foi realizada em duas etapas: relato de experiência sobre produção de um objeto de aprendizagem fundamentado na metodologia websites DADI, direcionado ao público adulto e infantil, construído por enfermeiras e acadêmicos da UFCSPA e coleta de dados em bases de dados e organizações de referências. O monitoramento de desempenho foi realizado por meio do Google Analytics.

A pesquisa resultou no desenvolvimento de um website que apresenta evidências científicas sobre a Covid-19. O espaço oferece conteúdos específicos para a população em geral, crianças e profissionais de saúde. Com um design didático e intuitivo o site sintetiza as evidências científicas apresentando em linguagem clara e resumida, com as melhores recomendações para a prevenção e esclarecimento sobre a doença. Estão disponíveis para a sociedade uma fonte de consulta rápida e fidedigna, fundamentada pelo conhecimento científico.

No primeiro mês após implementação, o site foi acessado por 3.313 usuários, mostrando ser uma estratégia eficiente para disseminação de conhecimento.

Site “COVID-19 evidências para todos”

A íntegra do relato pode ser conferida neste link.

São autores deste estudo:

Lindayane Debom Mottaa - Mestre pelo PPGEnf - UFCSPA

Aline Angeli de Freitasa - Acadêmica da Graduação de Enfermagem - UFCSPA

Ronei Xavier Janovik Júnior - Egresso da Graduação de Enfermagem - UFCSPA

Carine Raquel Blatta - Professora Permanente do PPGEnf

Rita Catarina Aquino Caregnato - Professora permanente do PPGEnf