Imagem: reprodução YouTube

A série documental “Sankofa - A África que te habita” foi o tema escolhido para a abertura do projeto Conexões Negras, na sexta-feira, 27, no canal do Núcleo Cultural no YouTube. A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Mônica de Oliveira, apresentou o projeto e comentou sobre o documentário.

Ao longo de dez episódios, a série retrata a expedição do fotógrafo afrodescendente César Fraga e do historiador e professor da UERJ Maurício Barros de Castro a nove países africanos. Juntos, visitaram a rota dos navios negreiros, locais de tráfico de escravos trazidos para o Brasil. Segundo Mônica, outro aspecto interessante apresentado é a influência brasileira na África.

O projeto do Geab (Grupo de Estudos Afro-brasileiros), em parceria com o Núcleo Cultural, quer contribuir para fomentar a educação antirracista, fortalecer as políticas afirmativas na universidade e estimular novos pontos de vista, livres de preconceito.

Acompanhe o Conexões Negras, toda sexta-feira, a partir das 17h, no canal do Núcleo Cultural no YouTube. Na próxima edição, no dia 3 de setembro, o Conexões recebe a historiadora e doutoranda em Educação, Tanise Medeiros, que abordará a obra de Lélia González. Não perca!