A Banda Comunitária da UFCSPA, em sua versão virtual, inicia a programação de 2021 na segunda-feira (10), às 15h, com a música Felicidade, de Lupicínio Rodrigues. A apresentação está disponível no canal da Banda Comunitária da UFCSPA no Youtube e nas redes sociais da Banda e do Núcleo Cultural. O arranjo é do maestro Marcelo Rabello dos Santos, que conduz o grupo, desde sua criação, em 2013.

Felicidade é uma das canções mais populares do porto-alegrense Lupicínio Rodrigues, um dos mais importantes compositores brasileiros surgido na primeira metade do século XX.  A primeira gravação de Felicidade é de 1947, pelo Quarteto Quitandinha. Desde então, foi regravada mais de 100 vezes por cantores como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Joanna, Leonardo, Sérgio Reis, Moraes Moreira, Adriana Calcanhoto, Maria Bethânia, além de Dominguinhos e Yamandú Costa. A gravação por Caetano foi combinada numa madrugada, num encontro pouco conhecido entre Lupicínio e Caetano, no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Para quem ficou curioso, o episódio é descrito pelo jornalista Marcelo Campos para o Jornal do Comércio.

A Banda Virtual tem como característica um repertório eclético, sempre com uma surpresa para o público. Nesta apresentação, participam 28 instrumentistas que tocam: flauta doce, saxofone, escaleta, trompa, trompete, trombone, bombardino, violino, violão, pandeiro, pandeirolas, tumbadoras e bateria. A grande maioria dos músicos é oriunda do bairro Rubem Berta, Zona Norte da capital gaúcha, onde a Banda atuava presencialmente, antes da pandemia. Tradicionalmente, participam estudantes, servidores e o público externo. Todos estão convidados a participar!

Saiba como funciona a Banda Virtual e inscreva-se com o maestro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assista ao vídeo convite!