Conferência ocorreu durante o V Seminário de Internacionalização da UFCSPA.
O diretor-executivo do Consortium of Universities for Global Health (CUGH), Keith Martin, foi o palestrante da manhã desta quinta-feira, 2, no IV Seminário de Internacionalização da UFCSPA, que acontece junto ao II Congresso UFCSPA. Ele abordou o tema 'Academia’s role in impacting global challenges' (O papel da academia no enfrentamento de desafios globais).

Martin destacou a posição das instituições universitárias diante dos desafios globais com que a humanidade se depara no século XXI, sob a perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O pesquisador ressaltou a importância de um ambiente político que garanta bens públicos como a base do desenvolvimento sustentável. Ele argumentou que, para além das atividades de ensino e pesquisa, as instituições acadêmicas podem desempenhar o papel de agentes de reivindicação e fiscalização de políticas públicas, além de estabelecer parcerias que envolvam tanto a ação local, através de extensão, quanto a conexão com redes internacionais.
O docente ainda apresentou exemplos de projetos e redes atuantes na América Latina, sinalizando como áreas propícias para iniciativas futuras: mudança climática, atenção primária à saúde, enfrentamento da pandemia e combate ao tráfico de armas. Reconheceu que o Brasil produziu importantes medidas para o enfrentamento de desafios sociais, como o programa Bolsa Família.
A conferência teve mediação das professoras da UFCSPA Ana Beatriz Gorini da Veiga e Mara Rúbia André-Alves de Lima. A vice-reitora Jenifer Saffi, que coordena o IV Seminário de Internacionalização da UFCSPA, também esteve presente.
A apresentação completa pode ser conferida no site do II Congresso UFCSPA.
Todas as notícias sobre o II Congresso UFCSPA podem ser conferidas nesta página.





